Não importa o meio de comunicação – se individual ou coletivo. Não importa a tela de recepção – se grande ou pequena. Narrar para fins e meios audiovisuais exigirá sempre domínio técnico, prático e estético da história que se quer contar.
Cinema, TV, internet, rádio, celular… ou mesmo dispositivos de que se valem a publicidade para veicular mensagens associadas a produtos, a narrativa será sempre o “meio” por que se atinge com maior ou menor eficiência a história que se quer contar.
A Roteiraria escola e hub de conteúdos oferece à indústria do audiovisual três habilidades: criação de conteúdo, formação de roteiristas para o mercado audiovisual e análise de projetos.
O que quer que se queira contar a nossa especialidade é a narrativa audiovisual – na teoria, na prática, na análise.
As três habilidades:
Formação de alunos e profissionais do mercado audiovisual
além da oferta de cursos regulares, proporcionamos acesso a workshops, salas de desenvolvimento de conteúdos, palestras, pesquisas monitoradas, treinamento de pitches e acervo bibliográfico.
Criação de Conteúdos (roteiros)
para cinema, TV, internet, publicidade, institucional e novas plataformas, a partir de ideias originais, briefings pré-estabelecidos ou obras já existentes (adaptações).
Análise de Projetos (script doctoring)
- Análise crítica de obras audiovisuais em fase de desenvolvimento, com o intuito
- De sugerir melhorias na estrutura narrativa, na construção e na caracterização de personagens, no desenvolvimento de diálogos ou em qualquer outro aspecto dramatúrgico da obra;
- Em caso de séries para TV, streaming, web e outras plataformas, a análise crítica atua sobre a construção da bíblia, piloto, arco(s) da(s) temporada(s) e beat sheet;
- Imersões in company para roteiristas e demais profissionais do mercado audiovisual: cursos intensivos com periodicidades por demanda, voltados para capacitação e aprimoramento prático e teórico;
- Storytelling para públicos específicos: mercados publicitário e corporativo, aprofundando técnicas de storytelling, a partir de referências narrativas clássicas e contemporâneas.
Como a Roteiraria escola se relaciona com a Roteiraria hub de conteúdos ?
Mais do que trabalhar com talentos criativos e tecnicamente qualificados no desenvolvimento de roteiros, o nosso hub de conteúdos é parte de um plano maior de apoio e fomento à indústria do entretenimento.
A construção de um portfólio anual visa ao fornecimento de conteúdos e de mão-de-obra criativa ao mercado audiovisual brasileiro.
Alunos e roteiristas profissionais, ao ingressarem em nossos cursos de formação e reciclagem, apresentam à maneira de um TCC (trabalho de conclusão de curso) um conteúdo de série, minissérie ou longa-metragem.
A Roteiraria escola, através do corpo docente, seleciona projetos que melhor atendem a demandas de mercado, assim como projetos que dialogam com as nossas diretrizes criativas.
Estamos a falar, portanto, de uma linha de montagem. Alunos e roteiristas tomam contato com a nossa metodologia de ensino. Produzem conteúdos criativos que passam por uma curadoria. Os produtos escolhidos são levados ao mercado.
O que permite que o agenciamento de talentos às grandes produtoras e players da indústria audiovisual brasileira seja mais do que uma promessa.