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A Dramédia nas Séries

Curso

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A Dramédia nas Séries

Início:
10/02/2025
Categorias:
Valor:
Parcelado: 10x de R$75,00*10% de desconto
À vista: R$675,00

Descrição

O termo “dramédia” tem ficado cada vez mais em evidência no meio audiovisual, seja na boca de roteiristas, na imprensa especializada, na forma como a audiência se refere às narrativas que consome, ou na maneira como alguns players divulgam suas produções. Mas o que seria, de fato, uma dramédia? A dramédia como um gênero narrativo é um debate que divide opiniões, com críticos e entusiastas tanto na academia quanto no mercado audiovisual. Independente das diferentes opiniões em relação ao termo, narrativas que mesclam elementos cômicos e dramáticos têm chamado cada vez mais atenção da crítica e da audiência, com séries premiadas e de sucesso como Fleabag, Girls, Transparent, I May Destroy You, Orange Is The New Black, dentre outras. Mas que tipo de aparatos narrativos são convencionalmente utilizados por essas séries? Como certas convenções do drama e da comédia se misturam e tensionam no roteiro desses produtos, e quais os impactos desse hibridismo na construção de suas personagens e em suas estruturas narrativas? Porque as protagonistas das séries de dramédia são muitas vezes reconhecidas pelo público como mais relacionáveis? Qual a conexão entre a dramédia e o realismo, presente em muitas dessas produções? Procurando investigar essas e outras questões, o curso se apoia em teorias narrativas, debates acadêmicos e análise de séries de dramédia, promovendo também reflexões sobre questões socioculturais e mercadológicas que contribuem para o surgimento cada vez maior de tais produções.

 

OBJETIVO

Analisar séries contemporâneas de dramédia e a maneira como elas apresentam estruturas, aparatos narrativos e construções de personagem que estão intrinsecamente conectados aos hibridismos e tensionamentos de elementos cômicos e dramáticos de tais produções – que não apenas misturam convenções do drama e da comédia, mas também as reconfiguram, criando uma lógica de construção narrativa própria. Assim, o curso visa ajudar os alunos a aplicar tais estratégias narrativas em seus próprios projetos, atentando também para a maneira como as imbricações entre euforia e disforia, ceticismo e sentimentalismo, e tipificação e arco de evolução se manifestam no roteiro e na construção das protagonistas de séries de dramédia. Ao final do curso, os alunos poderão entregar uma one-page de projeto autoral de série de dramédia, que será analisada e contará com um feedback do professor por e-mail.

Professora

Ementa

MÉTODO

O curso trará, em um primeiro momento, uma revisão bibliográfica de conceitos sobre drama, comédia e dramédia, promovendo uma discussão acerca das diferentes interpretações sobre tais gêneros e suas respectivas convenções. A partir de então, serão analisadas séries de dramédia e diferentes aspectos narrativos que são empregados nas mesmas, através de exemplos trabalhados em aula e decupagem de cenas de produções do gênero. Teorias do campo da comunicação, literatura, cinema e sociologia serão implementadas nos debates das aulas, agregando aspectos socioculturais que contribuíram para a ascensão de tais narrativas e que estão presentes em diversas obras através de suas autorias e representações. Referências bibliográficas utilizadas durante as aulas serão disponibilizadas para consulta posterior.

 

CONTEÚDO  

Aula 1: Dramédia: gênero (?) de imbricações e tensionamentos

  • Um gênero próprio ou um subgênero? Debates e perspectivas acerca da classificação
  • Convenções do drama e da comédia, amálgamas e aparatos narrativos
  • Ironia x melodrama: movimentações socioculturais e o equilíbrio entre o cínico e o sentimental nas dramédias
  • Da recepção mista das primeiras séries do gênero à ascensão das dramédias
  • Cuidado com a categorização: podem todas as comédias com “momentos tristes” serem consideradas dramédias?

 

Aula 2: O papel central da disforia nas Dramédias

  • Euforia x disforia e suas abordagens nos textos das sitcoms clássicas às dramédias
  • O conceito de “liturgia narrativa” por Giada Da Ros
  • Estabelecendo e irrompendo liturgias – redundância x surpresa e seus efeitos narrativos
  • Os estabelecimentos e as disrupções litúrgicas em Gilmore Girls

 

Aula 3: Entre a circularidade da tipificação cômica e a jornada de evolução: a construção de protagonistas nas dramédias

  • A tipificação cômica de Bergson e sua revisão por Jauss: do rir-se de ao rir-se com
  • O “Herói” da narrativa clássica e sua inadequação ao gênero
  • A ascensão das personagens “dislikeable” nas narrativas modernas televisivas
  • As personagens “desnorteadas”, falhas e relacionáveis das dramédias

 

Aula 4: Fleabag: o trauma, o confessional e o lócus privado na narrativa de Phoebe Waller-Bridge

  • O misbehaviour de Fleabag e suas nuances trágicas e cômicas
  • Revelando character e processando trauma e disforias através das micro-ações
  • Família, feminismo, sentimentalismo, dissociação: contradições, complexidade e potencial empático da narrativa
  • O humor através do usualmente não-dito e o impacto dramático do confessional

 

Aula 5: A ascensão das traumédias no cenário contemporâneo

  • Instabilidade política, desafios socioeconômicos, insegurança: a traumédia e o reflexo da experiência caótica da sociedade contemporânea
  • The Bear: o peso do trabalho e o emocional disfuncional

 

Aula 6: Dramédia: uma questão de gênero(s)

  • Michaela Coel, Phoebe Waller-Bridge, Issa Rae, Lena Dunham, Pamela Adlon: as dramédias e suas célebres autoras
  • Os conceitos de “televisão indie feminista” e “televisão cinematográfica feminista” propostos por Jessica Ford
  • A narrativa moderna e o foco em micro-ações nas dramédias
  • Autoficção e dramédia: A multiplicidade de tom e sentimentos no ordinário cotidiano

 

Aula 7: Dramédia: um reino propício à autoficção

  • Teorias e conceitos sobre autoficção, realismo e visão realista
  • A ascensão da narrativa autoficcional na indústria televisiva dos EUA
  • Manifestações do realismo no enredo e na estética das séries de dramédia
  • O realismo aliado à novas representações e à democratização das narrativas
  • A valorização da legitimidade autoral nas semi-autobiografias

 

Aula 8: A Dramédia no Brasil – primeiros produtos nacionais

  • As primeiras séries de dramédia no brasil
  • As primeiras produções de dramédia brasileiras nos streamings
  • Narrativas de nicho? Paralelos entre as dramédias brasileiras e estadunidenses.
  • Uma Análise de Feras
  • Contextualizando e refletindo sobre o cenário do mercado audiovisual brasileiro

 

Aula 9: Analisando o design narrativo de séries de dramédia pt. I *

  • Estruturas narrativas, arcos serializados e tramas episódicas
  • Hibridismos e imbricações por excelência – cômico x dramático; procedural x serializado
  • A inclinação das dramédias ao character-driven e à narrativa moderna / 2° campo
  • Uma análise de Girls: uma voz, de uma geração

 

Aula 10: Analisando o design narrativo de séries de dramédia pt. II *

  • Destrinchando o design narrativo de Sort Of
  • A importância da consciência narrativa ao desenhar o design da sua série: diálogo entre temática, autoria, gênero e estrutura
  • Formatos de escrita, intenções profissionais e mercado audiovisual

 

BIBLIOGRAFIA

ANG, Ien. A ficção televisiva no mundo: melodrama e ironia em perspectiva global. Matrizes, v. 4, n. 1, 2010.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

BROOKS, Peter. Realist Vision. Yale University Press, 2008.

CARDOSO, de Almeida Zélia. O Anfitrião, de Plauto: uma tragicomédia?. ITINERÁRIOS–Revista de Literatura, 2008.

DA ROS, G. TV Dramedy and the Double-sided liturgy of Gilmore Girls. In: Screwball television–critical perspectives on Gilmore Girls, 2010.

FORD, Jessica. Feminist cinematic television: Authorship, aesthetics and gender in Pamela Adlon’s Better Things. fusion journal, v. 14, 2018.

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HAVAS, Julia; SULIMMA, Maria. Through the Gaps of My Fingers: Genre, Femininity, and Cringe Aesthetics in Dramedy Television. Television & New Media, p. 1-20, 2018.

JAGUARIBE, Beatriz. Ficções do Real: estéticas do realismo e pedagogias do olhar. Rio de Janeiro: Ciberlegenda, n. 23, p. 6, 2010.

JAUSS, Hans Robert. On why the comic hero amuses. In: Aesthetic experience andliterary hermeneutics. Mineapolis: University of Minnesota Press, 2008. pp.189-220.

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MENDES, João Maria. Cultura   narrativas   dominantes:   o   caso   do   cinema. Universidade Autónoma de Lisboa, 2009.

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NERI, Jéssica. Para onde vai o Herói Cômico?: Estratégias de Construção da Trajetória do Herói no Serial Cômico Televisivo. Tese de Doutorado. Niterói: PPGCOM, Universidade Federal Fluminense, 2017.

PINHO, João Pedro. A dramédia em Girls: Da euforia à disforia, do episódico ao serializado. Monografia de Estudos de Mídia. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2018.

PINHO, João Pedro. Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: Uma Análise de Better Things e Master of None. Dissertação de Mestrado. Niterói: PPGCOM, Universidade Federal Fluminense, 2021.

PIPER, Melanie. Louie, Louis: The Fictional, Stage, and Auteur Personas of Louis CK in Louie. Persona Studies, v. 1, n. 1, 2015.

RUSTAD, Gry C.; SCHWIND, Kai Hanno. The joke that wasn’t funny anymore: Reflections on the metamodern sitcom. Metamodernism: Historicity, affect, and depth after postmodernism, p. 131-146, 2017.

SALAMOVA, Zemfira. Adaptation of stand-up persona to the narratives of sitcom and dramedy. Series-International Journal of TV Serial Narratives, v. 2, n. 1, p. 35-46, 2016.

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SIBILIA, Paula. O show do eu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

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SZONDI,  Peter. Teoria  do  Drama  Moderno (1880-1950),  trad.  Luiz  Sérgio  Répa,  São  Paulo, Editora Cosac & Naif, 2001.

*A realização do curso está sujeita a quórum.

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