Você pode gostar:

-->

A Escrita do Argumento SP (PRESENCIAL)

Curso

  /  Curso  /  A Escrita do Argumento SP (PRESENCIAL)

A Escrita do Argumento SP (PRESENCIAL)

Início:
05/06/2025
Valor:
Parcelado: 10x de R$280,00*10% de desconto
À vista: R$2.520,00

Descrição

O argumento é o primeiro passo para a premissa se transformar, de fato, em uma história. É um documento que permite ao roteirista fazer um mapa narrativo da sua ideia e dar a ela organização e pensamento dramatúrgico, encontrando lacunas e testando possibilidades antes de entrar no roteiro, potencializando a trama a partir da visão do todo.

 

É usado em diversos editais e concursos, sendo um documento fundamental para o entendimento mais amplo do enredo. Também é usado, em alguns casos, como um documento de venda do projeto, de exposição dos eventos de um arco de temporada de série e até como um documento de registro da obra.

 

O curso pretende fornecer ao alune uma metodologia para organizar as ideias e técnicas para estruturar e escrever uma primeira versão de um argumento de longa-metragem ou de arco de temporada de série; discutindo aspectos estruturais, formais, narrativos e estilísticos do argumento e da história, com a aplicação prática dos mesmos.

 

OBJETIVO

O curso busca capacitar o aluno na criação de argumentos cinematográficos e audiovisuais, fornecendo ferramentas teóricas e práticas para a estruturação de histórias eficazes e emocionalmente impactantes.

Professor

Ementa

MÉTODO

Misturando teoria e prática, as aulas apresentam conceitos teóricos e estudos de caso sobre a estruturação da história e o desenvolvimento do argumento.

Os alunos e alunas produzirão, em etapas, exercícios que darão forma a uma primeira versão do argumento com base na aplicação do que foi discutido em aula.

 

CONTEÚDO GERAL

Aula 1 – Argumento

  • O que é um argumento e sua finalidade.
  • Características fundamentais da escrita do argumento.
  • Funções: uso pessoal, para produtores, para registro, para editais.
  • Compreendendo o ecossistema audiovisual brasileiro.
  • O argumento como documento de venda.
  • Porque contamos histórias.
  • Premissa e seus elementos.
  • Abordagens da história.
  • O conceito de arco de personagem.

 

Aula 2 – Fundamentos Narrativos

  • Conceitos de Fábula e Syuzhet.
  • Estrutura narrativa e sua relação com o personagem.
  • Motivação e Objetivo no desenvolvimento do personagem.
  • Estrutura de 3 Atos.
  • Tipos de progressão da história.
  • Os cinco pontos estruturais fundamentais.
  • Análise de estruturas em filmes de referência.

 

Aula 3 – Estrutura Clássica e Tema

  • A construção dialética na narrativa.
  • Drama x Exposição na construção da história.
  • Tema e rede simbólica.
  • Curva emocional.
  • A narrativa clássica.
  • Gêneros cinematográficos e suas convenções.

 

 

Aula 4 – Minitrama

  • O triângulo da narrativa: drama clássico, minimalismo e anti-estrutura.
  • Modelos estruturais além do drama clássico.
  • Ação e Conflito em diferentes modelos narrativos.
  • Pontos estruturais em narrativas complexas.
  • A angústia como motor, escapando da dialética conflito e ação.

 

Aulas 5 – Multiplot

  • Funções e tipologias do multiplot na narrativa.
  • Ponto de vista cinematográfico.
  • Tipos de narrador.
  • Gerenciamento de informações entre fábulas.
  • Recursos narrativos: imagem, montagem e mise-en-scène.
  • Costura do argumento.

 

Aulas 6 – Linguagem e Anti-Trama

  • Propostas narrativas e seus graus de transparência.
  • Anti-trama: características e possibilidades.
  • A valorização da superfície narrativa.
  • Narrativas em abismo.
  • Evolução da linguagem cinematográfica.
  • Desenho e estruturação da cena.
  • O ato estético.

 

Aulas 7 – Argumento para Obras Seriadas

  • Estruturando arcos para temporadas.
  • Formatos seriados: particularidades e demandas.
  • Estruturas que favorecem o “binge-watching”.
  • Estudo de caso: análise estrutural de série episódica.
  • Relação entre arcos em diferentes escalas.
  • Ressonância estrutural e temática entre arco da temporada e do episódio piloto.

 

 

Bibliografia de Referência

  • The Anatomy of Story — John Truby
  • The Art of Dramatic Writing — Lajos Egri
  • The Seven Basic Plots — Christopher Booker
  • Story — Robert McKee
  • Esculpir o Tempo — Andrei Tarkovski
  • O Que É Dramaturgia — Renata Pallottini
  • The Nutshell Technique — Jill Chamberlain
  • Writing For Emotional Impact — Karl Iglesias
  • Culturas Narrativas Dominantes — João Maria Mendes

 

Filmografia de Referência:

  • A Conversação, escrito por Francis Ford Coppola
  • Cidade de Deus, escrito por Bráulio Mantovani
  • Divertidamente, escrito por Pete Docter, Meg LeFauve e Josh Cooley
  • Embriagado de Amor, escrito por Paul Thomas Anderson
  • Frances Ha, escrito por Greta Gerwig e Noah Baumbach
  • Mad Men (série), criado por Matthew Weiner
  • Menina de Ouro, escrito por Paul Haggis e F.X. Toole
  • O Poderoso Chefão, escrito por Mario Puzo e Francis Ford Coppola
  • Que Horas Ela Volta?, escrito por Anna Muylaert
  • Sangue Negro, escrito por Paul Thomas Anderson e Upton Sinclair
  • Taxi Driver, escrito por Paul Schrader
  • The Office (série), desenvolvido por Greg Daniels
  • Um Lugar Qualquer, escrito por Sofia Coppola

 

*A realização do curso está sujeita a quórum.

Registro de usuário

Redefinir senha