A Escrita do Argumento SP (PRESENCIAL)
À vista: R$2.520,00
Descrição
O argumento é o primeiro passo para a premissa se transformar, de fato, em uma história. É um documento que permite ao roteirista fazer um mapa narrativo da sua ideia e dar a ela organização e pensamento dramatúrgico, encontrando lacunas e testando possibilidades antes de entrar no roteiro, potencializando a trama a partir da visão do todo.
É usado em diversos editais e concursos, sendo um documento fundamental para o entendimento mais amplo do enredo. Também é usado, em alguns casos, como um documento de venda do projeto, de exposição dos eventos de um arco de temporada de série e até como um documento de registro da obra.
O curso pretende fornecer ao alune uma metodologia para organizar as ideias e técnicas para estruturar e escrever uma primeira versão de um argumento de longa-metragem ou de arco de temporada de série; discutindo aspectos estruturais, formais, narrativos e estilísticos do argumento e da história, com a aplicação prática dos mesmos.
OBJETIVO
O curso busca capacitar o aluno na criação de argumentos cinematográficos e audiovisuais, fornecendo ferramentas teóricas e práticas para a estruturação de histórias eficazes e emocionalmente impactantes.
Ementa
MÉTODO
Misturando teoria e prática, as aulas apresentam conceitos teóricos e estudos de caso sobre a estruturação da história e o desenvolvimento do argumento.
Os alunos e alunas produzirão, em etapas, exercícios que darão forma a uma primeira versão do argumento com base na aplicação do que foi discutido em aula.
CONTEÚDO GERAL
Aula 1 – Argumento
- O que é um argumento e sua finalidade.
- Características fundamentais da escrita do argumento.
- Funções: uso pessoal, para produtores, para registro, para editais.
- Compreendendo o ecossistema audiovisual brasileiro.
- O argumento como documento de venda.
- Porque contamos histórias.
- Premissa e seus elementos.
- Abordagens da história.
- O conceito de arco de personagem.
Aula 2 – Fundamentos Narrativos
- Conceitos de Fábula e Syuzhet.
- Estrutura narrativa e sua relação com o personagem.
- Motivação e Objetivo no desenvolvimento do personagem.
- Estrutura de 3 Atos.
- Tipos de progressão da história.
- Os cinco pontos estruturais fundamentais.
- Análise de estruturas em filmes de referência.
Aula 3 – Estrutura Clássica e Tema
- A construção dialética na narrativa.
- Drama x Exposição na construção da história.
- Tema e rede simbólica.
- Curva emocional.
- A narrativa clássica.
- Gêneros cinematográficos e suas convenções.
Aula 4 – Minitrama
- O triângulo da narrativa: drama clássico, minimalismo e anti-estrutura.
- Modelos estruturais além do drama clássico.
- Ação e Conflito em diferentes modelos narrativos.
- Pontos estruturais em narrativas complexas.
- A angústia como motor, escapando da dialética conflito e ação.
Aulas 5 – Multiplot
- Funções e tipologias do multiplot na narrativa.
- Ponto de vista cinematográfico.
- Tipos de narrador.
- Gerenciamento de informações entre fábulas.
- Recursos narrativos: imagem, montagem e mise-en-scène.
- Costura do argumento.
Aulas 6 – Linguagem e Anti-Trama
- Propostas narrativas e seus graus de transparência.
- Anti-trama: características e possibilidades.
- A valorização da superfície narrativa.
- Narrativas em abismo.
- Evolução da linguagem cinematográfica.
- Desenho e estruturação da cena.
- O ato estético.
Aulas 7 – Argumento para Obras Seriadas
- Estruturando arcos para temporadas.
- Formatos seriados: particularidades e demandas.
- Estruturas que favorecem o “binge-watching”.
- Estudo de caso: análise estrutural de série episódica.
- Relação entre arcos em diferentes escalas.
- Ressonância estrutural e temática entre arco da temporada e do episódio piloto.
Bibliografia de Referência
- The Anatomy of Story — John Truby
- The Art of Dramatic Writing — Lajos Egri
- The Seven Basic Plots — Christopher Booker
- Story — Robert McKee
- Esculpir o Tempo — Andrei Tarkovski
- O Que É Dramaturgia — Renata Pallottini
- The Nutshell Technique — Jill Chamberlain
- Writing For Emotional Impact — Karl Iglesias
- Culturas Narrativas Dominantes — João Maria Mendes
Filmografia de Referência:
- A Conversação, escrito por Francis Ford Coppola
- Cidade de Deus, escrito por Bráulio Mantovani
- Divertidamente, escrito por Pete Docter, Meg LeFauve e Josh Cooley
- Embriagado de Amor, escrito por Paul Thomas Anderson
- Frances Ha, escrito por Greta Gerwig e Noah Baumbach
- Mad Men (série), criado por Matthew Weiner
- Menina de Ouro, escrito por Paul Haggis e F.X. Toole
- O Poderoso Chefão, escrito por Mario Puzo e Francis Ford Coppola
- Que Horas Ela Volta?, escrito por Anna Muylaert
- Sangue Negro, escrito por Paul Thomas Anderson e Upton Sinclair
- Taxi Driver, escrito por Paul Schrader
- The Office (série), desenvolvido por Greg Daniels
- Um Lugar Qualquer, escrito por Sofia Coppola
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.