Você pode gostar:

-->

A Parte e o Todo: Construção e Desenho de Cenas

Curso

  /  Curso  /  A Parte e o Todo: Construção e Desenho de Cenas

A Parte e o Todo: Construção e Desenho de Cenas

Início:
28/04/2025
Categorias:
Valor:
Parcelado: 10x de R$62,00*10% de desconto
À vista: R$558,00

Descrição

Apenas quando colocamos um personagem dentro de uma cena é que ele ganha vida. Só assim ele se revela. Seja falando, seja reagindo ou até mesmo não fazendo nada. Tudo o que o público vê, compreende e sente em relação a nossos personagens surge da forma como construímos as cenas de nossos roteiros.

Pode parecer óbvio que personagens ficcionais existam apenas dentro dos limites das cenas que criamos para eles. Mas tal afirmação nos dá a exata dimensão do tamanho da responsabilidade que é pensar nos detalhes desse mundo. É nosso ofício enquanto narradores conceber esse limite: o que mostrar, o que não mostrar e, claro, como mostrar.

A cena é a unidade básica da nossa história. Um filme ou um episódio de série é composto por dezenas de cenas. Cada uma delas possui suas funções e objetivos dramáticos. É através de cada uma dessas cenas que nossa história progride. É com elas que o público se conecta, ficando preso no instante presente da obra. É com a sequência de cenas bem desenhadas que roteiristas fazem com que o público siga interessado em acompanhar a história. E tudo isso – que já é uma tremenda responsabilidade – ainda é só a superfície. Cenas bem construídas fazem a história avançar, revelam informações preciosas dos personagens, tocam o âmago do tema da obra, criam imagens e, sobretudo, impactam emocionalmente o leitor/espectador.

Não é à toa que grandes cenas – com maior frequência até que uma boa trama – ficam marcadas na memória do espectador. Talvez você não se lembre exatamente do enredo de O Poderoso Chefão, mas provavelmente lembra da cena da cabeça do cavalo. Talvez não saiba com detalhes a investigação policial de Psicose, mas aposto que sabe até a trilha que toca durante a cena do assassinato no chuveiro.

 

OBJETIVO

Através de aulas teóricas, análises de obras e exercícios práticos, o curso pretende apresentar aos alunos reflexões e ferramentas importantes para que eles desenvolvam não só uma melhor escrita de cenas, mas também um maior senso crítico.

Professor

Ementa

MÉTODO

  • Exposição de teorias, conceitos e exemplos
  • Análises de cenas (filmadas e em roteiros)
  • Exercícios práticos de análises de cenas sob diferentes perspectivas
  • Debates e análises dos exercícios de análises de cenas
  • Exercícios práticos de escrita de cena
  • Debates e análises das cenas escritas pela turma

 

CONTEÚDO

Aula 1 – A cena

  • O que é uma cena?
  • Tipos de cenas
  • Elementos básicos da cena dramática
  • Cena de abertura
  • Análise de elementos básicos

Aula 2 – Análises e debate: elementos básicos

  • Apresentação e debate das análises feitas pelos alunos sobre os elementos básicos de cenas

Aula 3 – Desenho e estrutura de cena

  • Desenho de cena
  • Texto e subtextos
  • Beats e movimentos internos
  • Análise de desenho e estrutura de cena

Aula 4 – Análises e debate: desenho e estrutura

  • Apresentação e debate das análises feitas pelos alunos sobre desenho e estrutura de cenas

Aula 5 – O desafio da escrita

  • A ideia e a página em branco
  • As unidades dramáticas
  • Problemas frequentes
  • Técnicas, ferramentas e recursos
  • Alguns exemplos

Aula 6 – Atividade Prática: Parte I

  • Leitura, análises e debates de cenas escritas pelos alunos

Aula 7 – Atividade Prática: Parte II

  • Leitura, análises e debates de cenas escritas pelos alunos

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

  • Coral Cruz – Imágenes Narradas
  • David Bordwell – A Arte do Cinema: Uma Introdução
  • David Trottier – The Screenwriter’s Bible
  • Jack Bickham – Scene & Structure
  • John Truby – The Anatomy of Story
  • K. M. Weiland – Writing for Emotional Impact
  • Leon Surmelian – Techniques of Fiction Writing: Measure and Madness
  • Linda Seger – Como Aprimorar um Bom Roteiro
  • Rachel Ballon – Blueprint for Screenwriting
  • Robert Mckee – Story

 

FILMOGRAFIA SUGERIDA

  • Ataque dos Cães – Jane Campion, 2021
  • Bacurau – Kleber Mendonca Filho e Juliano Dornelles, 2019
  • Licorice Pizza – Paul Thomas Anderson, 2021
  • Marte Um – Gabriel Martins, 2022
  • O Céu de Suely – Karim Aïnouz, 2006
  • O Poderoso Chefão – Francis Ford Coppola, 1972
  • Os Caçadores da Arca Perdida – Steven Spielberg, 1981
  • Projeto Flórida – Sean S. Baker, 2017
  • Toni Erdmann – Maren Ade, 2016

*A realização do curso está sujeita a quórum.

Registro de usuário

Redefinir senha