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Análise de Roteiro para Executivos e Produtores

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Análise de Roteiro para Executivos e Produtores

Início:
08/04/2025
Categorias:
Valor:
Parcelado: 10x de R$180,00*10% de desconto
À vista: R$1.620,00

Descrição

Uma das maiores incoerências do mercado audiovisual é que, muitas vezes, as pessoas responsáveis pela análise e aprovação dos roteiros nas maiores produções não são especialistas de roteiro – ou muitas vezes, não tiveram nenhum treinamento formal em dramaturgia audiovisual. Produtores e executivos geralmente desenvolvem sua carreira a partir de um outro lado da produção de cinema e televisão, mas muitas vezes se encontram sendo as responsáveis por dar um feedback sobre um assunto no qual não tem uma formação teórica. A intuição, a experiência e conteúdos pontuais são importantíssimos nessas devolutivas, mas muitas vezes as próprias profissionais se sentem inseguras, desconhecendo os pormenores da linguagem de roteiro e tendo dificuldade de identificar exatamente os problemas, mesmo intuindo corretamente que eles existem.

O Curso de Análise de Roteiro Para Executivos e Produtores oferece um framework de análise sólido e ferramentas práticas para produtores e executivos cujo trabalho envolve, em maior ou menor grau, a leitura, análise e devolutiva de projetos em desenvolvimento.

Voltado justamente para pessoas que não irão escrever, mas que estão muito próximas do processo criativo, o curso filtra os conhecimentos e técnicas que são, tradicionalmente, pensados para roteiristas, e os apresenta de maneira a considerar o dia a dia e a forma de trabalho dos profissionais que não são roteiristas, mas participam ativamente do processo de desenvolvimento.

Com base em uma bibliografia que combina referências clássicas e modernas, o curso ensina a identificar e sugerir soluções para problemas de premissa, personagens, trama, gênero, estrutura e mais, sempre considerando as demandas específicas do mercado atual – seja no cinema, streaming ou televisão -, e respeitando o papel da roteirista. Ao longo das aulas, também exploraremos como oferecer feedback construtivo e empático, utilizando práticas de comunicação que valorizam os pontos fortes da obra e facilitam o diálogo com os profissionais de roteiro.

 

OBJETIVOS

Capacitar os participantes que não são roteiristas a participar de forma mais assertiva e produtiva no processo de desenvolvimento de roteiros, através de feedbacks e sugestões. O curso busca:

  • Ensinar um framework de análise que permita identificar os elementos centrais de um roteiro e diagnosticar seus pontos fortes e fracos com precisão.
  • Explorar conceitos de dramaturgia e técnicas narrativas aplicáveis a filmes e séries, desde a premissa até diálogos e estrutura.
  • Desenvolver habilidades práticas para oferecer feedback claro, construtivo e alinhado às necessidades do mercado audiovisual contemporâneo.
  • Abordar estratégias de comunicação eficaz com roteiristas, criando um ambiente colaborativo que favoreça o desenvolvimento criativo da obra.
  • Conectar o aprendizado teórico à prática, por meio de exercícios de análise aplicados a exemplos reais de longas e séries.

Ementa

MÉTODO

O curso combina teoria e prática, apresentando ferramentas claras para a análise crítica de roteiros a partir de conceitos de dramaturgia. As aulas intercalam exposições teóricas, estudos de caso e exercícios aplicados, utilizando casos reais de roteiros já filmados, assim como roteiros inéditos. Os participantes são incentivados a testar abordagens analíticas e desenvolver feedbacks objetivos e construtivos, alinhados com as demandas

práticas do mercado audiovisual.

 

CONTEÚDO

Aula 1 – Os limites do roteiro

  • O papel do roteiro no audiovisual.
  • O que o roteiro pode e não garantir.
  • Direção, atuação, fotografia vs. roteiro.

 

Aula 2 – Bases estruturais da narrativa clássica

  • A mecânica interna em 6 passos: Personagem, Desejo, Obstáculo, Estratégia, Brecha, Mudança de Valor.
  • A narrativa fractal.
  • Aplicação da mecânica interna em diversas instâncias: cena, curta, longa, episódio.
  • Análise de exemplos em longas, curtas e séries.

 

Aula 3 – Elementos de uma premissa eficaz

  • Diferença da ideia e da premissa.
  • Elementos básicos necessários para assegurar o funcionamento da obra.
  • High concept vs. Low concept.
  • Principais problemas de premissa e feedbacks para solução.

 

Aula 4 – O diagnóstico da personagem I

  • Identificando elementos de uma boa personagem estática (Acreditar, investir, se importar).
  • A Mentira em que a personagem acredita – a base do arco.
  • Principais problemas da personagem estática e feedbacks para solução.
  • Análise de exemplos em longas e séries

 

Aula 5 – O diagnóstico da personagem II

  • Identificando elementos de uma boa personagem dinâmica.
  • As características de um desejo eficiente.
  • Os tipos de arco de personagem (positivo, corrupção, queda, desilusão, arco plano).
  • Principais problemas da personagem dinâmica e feedbacks para solução.

 

Aula 6 – Estrutura de Longa

  • Os principais modelos da estrutura clássica e como eles se sobrepõem.
  • As oito sequências no modelo pontos e linhas: Mundo Comum, Incidente Incitante, Reação ao Chamado, Travessia do Limiar, O jeito fácil, Pinch Point, Midpoint, O jeito difícil, Crise, Noite Escura das Almas, Volta por Cima, Batalha Final, Clímax e Resolução.
  • Outros modelos de estrutura (exemplo: kishotenketsu).
  • Principais problemas de estrutura de longa e feedbacks para solução.

 

Aula 7 – Estrutura de Série – 30/60 minutos

  • Premissa serializada vs. episódica.
  • Atos e Ganchos do Episódio e da Temporada.
  • Costurando diversos arcos narrativos.
  • Ritmo em episódios de 30 e 60 minutos.
  • Principais problemas de estrutura de série e feedbacks para solução.

 

Aula 8 – Exercício Prático de Análise de Roteiro II – Piloto de Série

  • Análise coletiva de um piloto de série a partir do framework de análise desenvolvido nas 7 primeiras aulas.

 

Aula 9 – Tema

  • Tema e fábulas.
  • O que é tema e o que não é.
  • 2 camadas do tema.
  • Núcleo temático e as chaves de uma boa exploração temática.
  • Principais problemas da exploração temática e feedbacks para solução.

 

Aula 10 – Gênero

  • Funções do gênero na história.
  • Conformidade e subversão de expectativas.
  • Bom uso de tropos.
  • Principais problemas de adequação de gênero e feedbacks para solução.

 

Aula 11 – Escaleta

  • A seleção das cenas e a montagem dialética.
  • Avançando a Trama: cenas de evento e contexto.
  • Funções “acessórias”: personagem, tema, espetáculo, universo.
  • Combinando, cortando, adicionando e mudando a ordem.
  • Principais problemas de escaleta e feedbacks para solução.

 

Aula 12 – Trabalho de Cena

  • Discutindo os principais problemas de cena: falta de conflito, entrar cedo e sair tarde, mostrar e não contar, talking heads, etc.
  • Possíveis soluções para os problemas diagnosticados.

 

Aula 13 – Diálogo

  • Peculiaridades do diálogo audiovisual.
  • Funções do diálogo: caracterização, exposição, ação.
  • Realismo e subtexto.
  • Principais problemas de trabalho de diálogo e feedbacks para solução.

 

Aula 14 – O processo de análise e feedback

  • Como analisar uma obra de forma organizada, a partir de cada elemento (personagem, trama, tema, etc.).
  • Redigindo um feedback claro e propositivo.
  • Diagnosticando problemas e propondo soluções.
  • A comunicação com o roteirista: feedbacks positivos, a técnica PNP, comunicação não-violenta.

 

Aula 15 – Exercício Prático de Análise de Roteiro II – Longa-metragem

  • Análise coletiva do roteiro de um longa-metragem partir do framework de análise desenvolvido nas últimas 14 aulas.

 

BIBLIOGRAFIA

ARISTÓTELES. Poética.

ARONSON, Linda. 21st Century Screenplay: A Comprehensive Guide    to Writing Tomorrow’s Films.

BIRD, Matt. Secrets of Story: Innovative Tools For Perfecting Your Fiction And Captivating Readers.

BIRD, Matt. The Secrets of Character: Writing a Hero Anyone Will Love.

BORK, Erik. The Idea.

CAMPBELL, Joseph. O Herói De Mil Faces.

CHAMBERLAIN, Jill. The Nutshell Technique: Crack the Secret of Successful Screenwriting.

EGRI, Lajos. The Art of Dramatic Writing.

FIELD, Syd. Screenplay: The Foundations of Screenwriting.

GOLDMAN, William. Adventures In the Screen Trade.

GULINO, Paul Joseph. Screenwriting: The Sequence Approach – The Hidden Structure of Successful Screenplays.

HAUGE, Michael. Writing Screenplays That Sell.

INDICK, William. Psychology for Screenwriters: Building Conflict in Your Script.

LENNON, Thomas & Garant, Robert Ben. Writing Movies for Fun and Profit: How We Made a Billion Dollars at the Box Office and You Can, Too!

MCKEE, Robert. Character: The Art of Role and Cast Design for Page, Stage, and Screen.

MCKEE, Robert. Dialogue: The Art of Verbal Action For Page, Stage, And Screen.

MCKEE, Robert. Story: Substance, Structure, Style and The Principles Of Screenwriting.

NASH, Jamie. Save the Cat! Writes for TV.

SCHER, Lucy. Reading Screenplays: How to Analyze and Evaluate Film Scripts

SEGER, Linda. The Art of Adaptation: Turning Fact and Fiction into Film.

SEGER, Linda. Making a Good Script Great: A Guide for Writing & Rewriting by Hollywood Script Consultant.

STORR, Will. The Science of Storytelling: Why Stories Make Us Human and How to Tell Them Better.

TROTTIER, David. The Screenwriter’s Bible: A Complete Guide to Writing, Formatting, And Selling Your Script.

TRUBY, John. The Anatomy of Story: 22 Steps To Becoming A Master Storyteller.

VENIS, Linda. Cut to the Chase: Writing Feature Films with the Pros at UCLA Extension Writers’ Program.

VOGLER, Christopher. A Jornada Do Escritor: Estrutura Mítica Para Escritores.

WEILAND, K.M. Creating Character Arcs: The Masterful Author’s Guide to Uniting Story Structure, Plot, And Character Development.

YORKE, John. Into The Woods: How Stories Work and Why We Tell Them.

*A realização do curso está sujeita a quórum.

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