Bíblia de Série de TV SP (PRESENCIAL)
À vista: R$2.520,00
Descrição
A bíblia de série é o coração e a alma de qualquer produção televisiva. O nome sacro não vem à toa. É um documento que reúne os principais elementos de uma história seriada — premissa, personagens, trama, temas, estrutura, referências e linguagem — e é indispensável tanto para dar vida ao projeto quanto para vendê-lo no mercado audiovisual.
Neste curso, você terá a oportunidade de transformar sua ideia em uma bíblia completa e profissional. Trabalhando diretamente no seu projeto, você aprenderá a construir personagens, estruturar narrativas, definir o tom e explorar a viabilidade comercial da sua série. Tudo isso com técnicas práticas e discussão em grupo, que garantem uma experiência colaborativa e enriquecedora.
OBJETIVO
Guiar os participantes na criação de uma versão inicial e estruturada da bíblia de suas séries, pronta para ser refinada e apresentada ao mercado.
Ementa
MÉTODO
Com um formato prático e dinâmico, as aulas combinam:
1) Exposição de técnicas e referências: Aprenda com estudos de caso e ferramentas profissionais
2) Discussão em grupo: Enriquecer o processo criativo com feedbacks e ideias colaborativas.
3) Desenvolvimento individual: Cada participante traz seu projeto e recebe suporte personalizado para avançar no desenvolvimento da bíblia.
CONTEÚDO GERAL
Aulas 1 e 2 – Premissa
– Estudo das premissas e identificação do potencial comercial de cada uma.
– Pertinência e adequação com cultura e mercado local.
– Aprofundamento temático da premissa.
– Estratégias de pesquisa.
– Identificação das singularidades da premissa.
– Elaboração do universo da série (regras, moral, valores)
– Eleição do motor da série.
– Estudo e pesquisa de referências.
Aulas 3 e 4 – Estratégias Narrativas
– Definição do formato narrativo da série
– Estudo de referências e formatos.
– Discussão sobre os procedimentos e dispositivos narrativos empregados na história.
– Identificação dos potenciais histórias serializadas e procedurais da premissa e como ela ressoa nos dispositivos narrativos escolhidos.
– Elaboração de uma proposta de design narrativo de um episódio da série.
– Relação da estrutura escolhida com a premissa e a temática.
– Pesquisa e visualização de referências da proposta narrativa.
Aulas 5 e 6 – Personagens
– Definição do núcleo principal de personagens e escolha do, ou da, protagonista da série.
– Pesquisa, discussão e busca pelas singularidades das personagens.
– Aprofundamento do misbehavior do personagem, discussão sobre ser plano ou round. Referências.
– Identificação da relação do misbehavior com a premissa, procurando tensionar essa relação.
– Amarração do núcleo principal de personagens com o tema da série.
– Relação de personagens, procedimentos narrativos, estrutura, tema e premissa, mostrando exemplos de séries que estabelecem esse imbricamento.
Aulas 7 e 8 – Arco da Temporada
– Definição da fatia de tempo da primeira temporada.
– Identificação da estrutura da série como premisse ou ongoing, e a visualização do desenho e tamanho do arco.
– Eleição das fábulas da primeira temporada.
– Escolha do número de episódios da primeira temporada.
– Identificação e criação dos elementos que vão evoluir e dos que vão ser revelados. Distribuição deles nas fábulas e temporada.
– Escolha da premissa do episódio piloto e do porquê a história começar naquele ponto.
– Identificação do piloto como contrato que estabelece motor, estrutura, conflito e contrato dramático da série.
– Criação de potenciais histórias para segunda e terceiras temporadas.
Aulas 9 e 10 – Tônus, ajustes finais, material de venda e pitch
– Pesquisa de referências sobre o tônus da série.
– Amarração de como linguagem, personagens, plot e universo reverberam o tônus do produto de maneira eficiente.
– Ajustes conceituais para melhor adequação ao tônus pretendido.
– Elaboração e visualização de materiais de venda.
– Caminhos para a negociação do projeto.
– Treino de comunicação e pitch do projeto.
*A realização do curso está sujeita a quórum.
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