Você pode gostar:

-->

Bíblia de Série de TV SP (PRESENCIAL)

Curso

  /  Curso  /  Bíblia de Série de TV SP (PRESENCIAL)

Bíblia de Série de TV SP (PRESENCIAL)

Início:
10/04/2025
Valor:
Parcelado: 10x de R$280,00*10% de desconto
À vista: R$2.520,00

Descrição

A bíblia de série é o coração e a alma de qualquer produção televisiva. O nome sacro não vem à toa. É um documento que reúne os principais elementos de uma história seriada — premissa, personagens, trama, temas, estrutura, referências e linguagem — e é indispensável tanto para dar vida ao projeto quanto para vendê-lo no mercado audiovisual.

Neste curso, você terá a oportunidade de transformar sua ideia em uma bíblia completa e profissional. Trabalhando diretamente no seu projeto, você aprenderá a construir personagens, estruturar narrativas, definir o tom e explorar a viabilidade comercial da sua série. Tudo isso com técnicas práticas e discussão em grupo, que garantem uma experiência colaborativa e enriquecedora.

 

OBJETIVO

Guiar os participantes na criação de uma versão inicial e estruturada da bíblia de suas séries, pronta para ser refinada e apresentada ao mercado.

Professor

Ementa

MÉTODO

Com um formato prático e dinâmico, as aulas combinam:

1) Exposição de técnicas e referências: Aprenda com estudos de caso e ferramentas profissionais
2) Discussão em grupo: Enriquecer o processo criativo com feedbacks e ideias colaborativas.
3) Desenvolvimento individual: Cada participante traz seu projeto e recebe suporte personalizado para avançar no desenvolvimento da bíblia.

 

CONTEÚDO GERAL

Aulas 1 e 2 – Premissa

– Estudo das premissas e identificação do potencial comercial de cada uma.

– Pertinência e adequação com cultura e mercado local.

– Aprofundamento temático da premissa.

– Estratégias de pesquisa.

– Identificação das singularidades da premissa.

– Elaboração do universo da série (regras, moral, valores)

– Eleição do motor da série.

– Estudo e pesquisa de referências.

 

Aulas 3 e 4 – Estratégias Narrativas

– Definição do formato narrativo da série

– Estudo de referências e formatos.

– Discussão sobre os procedimentos e dispositivos narrativos empregados na história.

– Identificação dos potenciais histórias serializadas e procedurais da premissa e como ela ressoa nos dispositivos narrativos escolhidos.

– Elaboração de uma proposta de design narrativo de um episódio da série.

– Relação da estrutura escolhida com a premissa e a temática.

– Pesquisa e visualização de referências da proposta narrativa.

 

Aulas 5 e 6 – Personagens

– Definição do núcleo principal de personagens e escolha do, ou da, protagonista da série.

– Pesquisa, discussão e busca pelas singularidades das personagens.

– Aprofundamento do misbehavior do personagem, discussão sobre ser plano ou round. Referências.

Identificação da relação do misbehavior com a premissa, procurando tensionar essa relação.

– Amarração do núcleo principal de personagens com o tema da série.

– Relação de personagens, procedimentos narrativos, estrutura, tema e premissa, mostrando exemplos de séries que estabelecem esse imbricamento.

 

Aulas 7 e 8 – Arco da Temporada

– Definição da fatia de tempo da primeira temporada.

– Identificação da estrutura da série como premisse ou ongoing, e a visualização do desenho e tamanho do arco.

– Eleição das fábulas da primeira temporada.

– Escolha do número de episódios da primeira temporada.

– Identificação e criação dos elementos que vão evoluir e dos que vão ser revelados. Distribuição deles nas fábulas e temporada.

– Escolha da premissa do episódio piloto e do porquê a história começar naquele ponto.

– Identificação do piloto como contrato que estabelece motor, estrutura, conflito e contrato dramático da série.

– Criação de potenciais histórias para segunda e terceiras temporadas.

 

Aulas 9 e 10 – Tônus, ajustes finais, material de venda e pitch

– Pesquisa de referências sobre o tônus da série.

– Amarração de como linguagem, personagens, plot e universo reverberam o tônus do produto de maneira eficiente.

– Ajustes conceituais para melhor adequação ao tônus pretendido.

– Elaboração e visualização de materiais de venda.

– Caminhos para a negociação do projeto.

– Treino de comunicação e pitch do projeto.

*A realização do curso está sujeita a quórum.

Registro de usuário

Redefinir senha