Cinema de Terror: Roteiro e Narrativa
À vista: R$468,00
Descrição
Monstros. Fantasmas. Demônios. Humanos. Através da história do cinema, o horror foi visto frequentemente como uma espécie de entretenimento barato, servindo apenas para causar sustos efêmeros e contar estórias descartáveis. Apesar deste preconceito, o gênero sempre foi um dos maiores pára-raios de seu contexto histórico, transformando medos reais da sociedade de sua época em experiências sempre assustadoras e, muitas vezes, desafiadoras. Por essa e muitas outras razões, o horror se manteve vivo através das décadas, levando incontáveis espectadores aos cinemas, todos ansiosos por uma forma segura de deixar os nervos à flor da pele e se conectar ao lado mais sombrio de sua humanidade.
Cada vez mais popular, tanto no cinema quanto nas séries, o horror em si é como um vilão do gênero: ele pode parecer morto, mas vai sempre dar um jeito de voltar mais forte, sombrio, ameaçador e assustador do que nunca.
OBJETIVO
O objetivo do curso é caminhar com a aluna ou aluno através da história do cinema de horror mundial, entendendo a evolução de suas narrativas, personagens e temas centrais que levaram ao ponto em que o gênero se encontra hoje. Além disso, o curso pretende fornecer ferramentas, técnicas e conhecimento sobre o gênero e suas muitas facetas para que as alunas e alunos tenham a bagagem cultural, teórica, histórica e criativa para criar suas próprias narrativas, sejam elas puro entretenimento, repletas de subtexto ou, idealmente, um equilíbrio perfeito entre ambos.
Ementa
MÉTODO
Misturando teoria e prática, as aulas começarão com discussões sobre a história do cinema de terror e os exemplos mais significativos de cada época, chegando em análises sobre narrativa, clichês, personagens e temas até, enfim, exercícios de atmosfera e terror em cena e criações de estórias e cenas.
CONTEÚDO
Aula 01 – Conhecendo o Terror: um Passeio pela História do Cinema de Horror
. Introdução: Por que gostamos de sentir medo e repulsa? Uma análise dos atrativos do cinema de terror
. Monstros e Mitologia (1920s-1940s): o Expressionismo Alemão se estabelece na Alemanha e, alguns anos depois, Hollywood aposta em seus próprios monstros
. Terror Sci-Fi (1950s): o terror como ferramenta para falar sobre paranóia, ciência e política
. Terror Europeu e o Novo Cinema de Terror Americano (1960s-1970s): na Europa, o cinema de terror renasce com narrativas fetichistas e operísticas, enquanto nos EUA, o terror começa a se preocupar com os monstros dentro de nós mesmos, com narrativas sombrias e pessimistas
. Moralismo e Efemeridade (1980s): após uma década de pessimismo, o terror atinge o ápice de popularidade com narrativas violentas, escapistas e moralistas
. Morte e Renascimento (1990s): após a saturação dos anos 80, o terror renasce, ganha o Oscar, vira autorreferente e encontra o pós-modernismo
. Terror Brasileiro: um passeio pelo cinema de terror brasileiro, de Mojica a Aragão
Aula 02 – Terror nos Dias de Hoje: Representatividade, Reinvenções e Desconstruções
. Terror no Século 21 (2000s-2010s): o horror encontra novos focos de sucesso pelo mundo e é reinterpretado para atualizar seus mitos, clichês e moralismos do passado, além de alcançar o pico de sua popularidade e sucesso
. Terror Noire: a representatividade negra no cinema de horror através das décadas e nos dias de hoje
. Terror Queer: a representatividade LGBTQIA+ no cinema de horror através das décadas e nos dias de hoje
. Terror Feminista: o feminimo monstruoso e a desconstrução de moralismos do passado
Aula 03 – Entendendo o Terror: Convenções e Clichês, Subgêneros e Estrutura
. Convenções e Clichês: entendendo a diferença e a importância de ambos no terror
. Subgêneros e Especificidades: Slashers, Monstros, Vampiros, Lobisomens, Fantasmas e Assombrações, Found Footage, Zumbis
. A Teoria Narrativa “Monster In The House” (MITH): entendendo a conexão entre as personagens, o monstro e o ambiente
Aula 04 – Estruturando o Terror: Três Atos e Jornada do Herói
. Três Atos: a estrutura narrativa clássica no terror (com base em “Arraste-me Pro Inferno”)
. Jornada do Herói no terror: entendendo a estrutura e o arco (com base em “Aliens”)
Aula 05 – Criando o Terror: Jumpscares, Set Pieces, Mise-en-Scène, Alívio Cômico e Mecanismos de Cena
. Cena e Sequência: como escrever e os mecanismos do horror dentro delas
. Mise-en-Scène: a linguagem visual do horror não surge apenas no set de filmagem, ela é pensada desde o roteiro
. JUMPSCARE: Construindo e desconstruindo o clichê mais famoso do horror (com trechos de filmes)
. Horror e Comédia: a importância do alívio cômico no horror
. Entendendo a importância dos Set Pieces no cinema de horror
Aula 06 – Espalhando o Terror: Mensagem x Narrativa, Pós-Modernismo, Tragédia no Terror e o Futuro do Terror
. Reinterpretação e Releitura: análise do filme “Cabin in the Woods” e as possibilidades do horror autorreferente
. Drama x Tragédia: entendendo a diferença entre os estilos através do filme “Hereditário”
Bibliografia de Referência:
. Story (Robert McKee)
. Screenplay: The Foundations of Screenwriting (Syd Field)
. A História do Medo no Ocidente (Jean Delumeau)
. Horror Screenwriting: The Nature of Fear (Devin Watson)
. House of Psychotic Women (Kier-La Janisse)
Filmografia de Referência:
. Nosferatu (F. W. Murnau)
. The Cabinet of Dr. Caligari (Robert Wiene)
. Frankenstein (James Whale)
. The Wolf Man (George Waggner)
. Invasion of the Body Snatchers (Don Siegel)
. The Thing from Another World (Christian Nyby)
. Peeping Tom (Michael Powell)
. Psycho (Alfred Hitchcock)
. Black Sunday (Mario Bava)
. À Meia-Noite Levarei a Sua Alma (José Mojica Marins)
. Night of the Living Dead (George Romero)
. Rosemary’s Baby (Roman Polanski)
. The Texas Chainsaw Massacre (Tobe Hooper)
. Deep Red (Dario Argento)
. Jaws (Steven Spielberg)
. Suspiria (Dario Argento)
. Dawn of the Dead (George Romero)
. Invasion of the Body Snatchers (Philip Kaufman)
. The Brood (David Cronenberg)
. Halloween (John Carpenter)
. Friday the 13th (Sean Cunningham)
. An American Werewolf in London (John Landis)
. The Thing (John Carpenter)
. A Nightmare on Elm Street (Wes Craven)
. Jacob’s Ladder (Adrian Lyne)
. Scream (Wes Craven)
. Drag Me To Hell (Sam Raimi)
. The Cabin in the Woods (Drew Goddard)
. It Follows (David Robert Mitchell)
. The Witch (Robert Eggers)
. Get Out (Jordan Peele)
. Terrified (Demián Rugna)
. Hereditary (Ari Aster)
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.