Você pode gostar:

-->

Cinema de Terror: Roteiro e Narrativa

Curso

  /  Curso  /  Cinema de Terror: Roteiro e Narrativa

Cinema de Terror: Roteiro e Narrativa

Início:
17/04/2025
Categorias:
Valor:
Parcelado: 10x de R$52,00*10% de desconto
À vista: R$468,00

Descrição

Monstros. Fantasmas. Demônios. Humanos. Através da história do cinema, o horror foi visto frequentemente como uma espécie de entretenimento barato, servindo apenas para causar sustos efêmeros e contar estórias descartáveis. Apesar deste preconceito, o gênero sempre foi um dos maiores pára-raios de seu contexto histórico, transformando medos reais da sociedade de sua época em experiências sempre assustadoras e, muitas vezes, desafiadoras. Por essa e muitas outras razões, o horror se manteve vivo através das décadas, levando incontáveis espectadores aos cinemas, todos ansiosos por uma forma segura de deixar os nervos à flor da pele e se conectar ao lado mais sombrio de sua humanidade.

Cada vez mais popular, tanto no cinema quanto nas séries, o horror em si é como um vilão do gênero: ele pode parecer morto, mas vai sempre dar um jeito de voltar mais forte, sombrio, ameaçador e assustador do que nunca.

OBJETIVO

O objetivo do curso é caminhar com a aluna ou aluno através da história do cinema de horror mundial, entendendo a evolução de suas narrativas, personagens e temas centrais que levaram ao ponto em que o gênero se encontra hoje. Além disso, o curso pretende fornecer ferramentas, técnicas e conhecimento sobre o gênero e suas muitas facetas para que as alunas e alunos tenham a bagagem cultural, teórica, histórica e criativa para criar suas próprias narrativas, sejam elas puro entretenimento, repletas de subtexto ou, idealmente, um equilíbrio perfeito entre ambos.

Professor

Ementa

MÉTODO

Misturando teoria e prática, as aulas começarão com discussões sobre a história do cinema de terror e os exemplos mais significativos de cada época, chegando em análises sobre narrativa, clichês, personagens e temas até, enfim, exercícios de atmosfera e terror em cena e criações de estórias e cenas.

 

CONTEÚDO

Aula 01 – Conhecendo o Terror: um Passeio pela História do Cinema de Horror

. Introdução: Por que gostamos de sentir medo e repulsa? Uma análise dos atrativos do cinema de terror

. Monstros e Mitologia (1920s-1940s): o Expressionismo Alemão se estabelece na Alemanha e, alguns anos depois, Hollywood aposta em seus próprios monstros

. Terror Sci-Fi (1950s): o terror como ferramenta para falar sobre paranóia, ciência e política

. Terror Europeu e o Novo Cinema de Terror Americano (1960s-1970s): na Europa, o cinema de terror renasce com narrativas fetichistas e operísticas, enquanto nos EUA, o terror começa a se preocupar com os monstros dentro de nós mesmos, com narrativas sombrias e pessimistas

. Moralismo e Efemeridade (1980s): após uma década de pessimismo, o terror atinge o ápice de popularidade com narrativas violentas, escapistas e moralistas

. Morte e Renascimento (1990s): após a saturação dos anos 80, o terror renasce, ganha o Oscar, vira autorreferente e encontra o pós-modernismo

. Terror Brasileiro: um passeio pelo cinema de terror brasileiro, de Mojica a Aragão

 

Aula 02 – Terror nos Dias de Hoje: Representatividade, Reinvenções e Desconstruções

. Terror no Século 21 (2000s-2010s): o horror encontra novos focos de sucesso pelo mundo e é reinterpretado para atualizar seus mitos, clichês e moralismos do passado, além de alcançar o pico de sua popularidade e sucesso

. Terror Noire: a representatividade negra no cinema de horror através das décadas e nos dias de hoje

. Terror Queer: a representatividade LGBTQIA+ no cinema de horror através das décadas e nos dias de hoje

. Terror Feminista: o feminimo monstruoso e a desconstrução de moralismos do passado

 

Aula 03 – Entendendo o Terror: Convenções e Clichês, Subgêneros e Estrutura

. Convenções e Clichês: entendendo a diferença e a importância de ambos no terror

. Subgêneros e Especificidades: Slashers, Monstros, Vampiros, Lobisomens, Fantasmas e Assombrações, Found Footage, Zumbis

. A Teoria Narrativa “Monster In The House” (MITH): entendendo a conexão entre as personagens, o monstro e o ambiente

 

Aula 04 – Estruturando o Terror: Três Atos e Jornada do Herói

. Três Atos: a estrutura narrativa clássica no terror (com base em “Arraste-me Pro Inferno”)

. Jornada do Herói no terror: entendendo a estrutura e o arco (com base em “Aliens”)

 

Aula 05 – Criando o Terror: Jumpscares, Set Pieces, Mise-en-Scène, Alívio Cômico e Mecanismos de Cena

. Cena e Sequência: como escrever e os mecanismos do horror dentro delas

. Mise-en-Scène: a linguagem visual do horror não surge apenas no set de filmagem, ela é pensada desde o roteiro

. JUMPSCARE: Construindo e desconstruindo o clichê mais famoso do horror (com trechos de filmes)

. Horror e Comédia: a importância do alívio cômico no horror

. Entendendo a importância dos Set Pieces no cinema de horror

 

Aula 06 – Espalhando o Terror: Mensagem x Narrativa, Pós-Modernismo, Tragédia no Terror e o Futuro do Terror

. Reinterpretação e Releitura: análise do filme “Cabin in the Woods” e as possibilidades do horror autorreferente

. Drama x Tragédia: entendendo a diferença entre os estilos através do filme “Hereditário”

 

Bibliografia de Referência:

. Story (Robert McKee)

. Screenplay: The Foundations of Screenwriting (Syd Field)

. A História do Medo no Ocidente (Jean Delumeau)

. Horror Screenwriting: The Nature of Fear (Devin Watson)

. House of Psychotic Women (Kier-La Janisse)

 

Filmografia de Referência:

. Nosferatu (F. W. Murnau)

. The Cabinet of Dr. Caligari (Robert Wiene)

. Frankenstein (James Whale)

. The Wolf Man (George Waggner)

. Invasion of the Body Snatchers (Don Siegel)

. The Thing from Another World (Christian Nyby)

. Peeping Tom (Michael Powell)

. Psycho (Alfred Hitchcock)

. Black Sunday (Mario Bava)

. À Meia-Noite Levarei a Sua Alma (José Mojica Marins)

. Night of the Living Dead (George Romero)

. Rosemary’s Baby (Roman Polanski)

. The Texas Chainsaw Massacre (Tobe Hooper)

. Deep Red (Dario Argento)

. Jaws (Steven Spielberg)

. Suspiria (Dario Argento)

. Dawn of the Dead (George Romero)

. Invasion of the Body Snatchers (Philip Kaufman)

. The Brood (David Cronenberg)

. Halloween (John Carpenter)

. Friday the 13th (Sean Cunningham)

. An American Werewolf in London (John Landis)

. The Thing (John Carpenter)

. A Nightmare on Elm Street (Wes Craven)

. Jacob’s Ladder (Adrian Lyne)

. Scream (Wes Craven)

. Drag Me To Hell (Sam Raimi)

. The Cabin in the Woods (Drew Goddard)

. It Follows (David Robert Mitchell)

. The Witch (Robert Eggers)

. Get Out (Jordan Peele)

. Terrified (Demián Rugna)

. Hereditary (Ari Aster)

*A realização do curso está sujeita a quórum.

Registro de usuário

Redefinir senha