Curta-Metragem: da Ideia ao Roteiro
À vista: R$585,00
Descrição
O curta-metragem é o formato experimental por natureza: para os roteiristas e realizadores, ele permite o exercício de narrativas curtas e focadas em uma unidade de ação absoluta, além de oferecer um espaço privilegiado para experimentos de linguagem cinematográfica. Mas como todo formato narrativo sintético, o curta-metragem é um exercício que demanda o poder de precisão e técnica do roteirista, que tem que narrar muito em pouco tempo.
Este curso apresenta aos interessados e interessadas, técnicas de escrita de roteiro voltadas para o desenvolvimento de um curta-metragem. Discutiremos técnicas de brainstorming, desenvolvimento de premissa, argumento, escaleta e escrita de cenas. Ao final do curso, os alunos poderão entregar um tratamento de roteiro de curta-metragem que será comentado pelo professor.
O curso tem caráter teórico-prático. As atividades proposta em todas as aulas visam estimular a criação dos roteiros de cada um dos participantes. Parte das aulas serão dedicadas para a leitura dos textos, oferecendo assim um ambiente de construção colaborativo entre os participantes.
OBJETIVO
O curso fornece ao aluno repertório, ferramentas narrativas e técnicas de escrita para roteiros de curta-metragem.
Ementa
MÉTODO
As aulas são on-line, ao vivo, e têm o caráter expositivo e prático, com proposta de atividades coletivas e individuais.
CONTEÚDO
Aula 1 – O curta-metragem e o “salto do tigre”
– A especificidade poética do formato;
– Algumas possibilidades infinitas;
– A construção da síntese;
– Os recursos que o audiovisual tem para contar histórias.
Aula 2 – A ideia não é um filme, ainda…
– Como testar a sua ideia;
– Técnicas de brainstorming;
– A premissa e as 5 perguntas fundamentais.
*Atividade Prática 1
Aulas 3 – O seu personagem funciona?
– A construção dos personagens: algumas ideias;
– A relação do protagonista com o enredo;
– Os personagens secundários.
*Atividade Prática 2
Aulas 4 – A estrutura narrativa
– A estrutura narrativa oculta: possibilidades e reflexões
– Qual é a melhor estrutura para a minha história?
– O teste do argumento.
*Atividade Prática 3
Aulas 5 – A escaleta
– Para que serve a escaleta?
– Pensando beats, windows e sequências.
*Atividade Prática 4
Aula 6 – As cenas
– As palavras que são ações;
– Os diálogos;
– Conte através da imagem;
– O papel do som.
*Atividade Prática 5
Aula 7 – Leitura e debate dos tratamentos dos alunos (I)
– Serão selecionados roteiros dos alunos para análise e discussão em sala de aula.
Aula 8 – Leitura e debate dos tratamentos dos alunos (II)
– Serão selecionados roteiros dos alunos para análise e discussão em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA
COOPER, Pat and DANCYER, Ken. Writing the short films. 3rd ed. Oxford: Elsevier (2005).
GENETTE, Gérard. Figuras III. (trad. Ana Alencar). 1ª ed. São Paulo: Estação Liberdade (2017).
PAZ, Octavio. “Alguns aspectos do conto” in: Obra Crítica v.2 (trad. Paulina Wacht e Ari Roitman). 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira (1999).
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. (trad. Jefferson Luis Camargo). 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes (2010).
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.