Próximos eventos

Não há eventos se aproximando neste momento.

Você pode gostar:

-->

Dramaturgia: da Imagem à Estrutura

Curso

  /  Curso  /  Dramaturgia: da Imagem à Estrutura

Dramaturgia: da Imagem à Estrutura

Início:
27/11/2024
Categorias:
Valor:
Parcelado: 10x de R$35,00*10% de desconto
À vista: R$315,00

Descrição

“É muito bem ordenada a tragédia. Tudo é seguro e tranquilizador. No drama, como todos esses traidores, esses malvados fanáticos, essa inocência perseguida, esse fulgor de esperança, torna-se horrível morrer, como um acidente… Na tragédia pode-se ficar tranquilo… No fundo são todos finalmente inocentes. Não porque um mata e outro é morto, é apenas uma questão de distribuição de papéis. Além disso, a tragédia é especialmente tranquilizadora, porque desde o começo já se sabe que não há esperança, essa esperança suja… No drama se luta, porque de alguma forma ainda a gente espera salvar-se. Isso é repugnante. Isso tem um sentido. Mas aqui tudo é absurdo. Tudo é vão. Ao fim, não há mais nada a tentar.”

– Jean Anouilh, ANTÍGONA

 

APRESENTAÇÃO

O gênero dramático é grego. A primeira poética, também. Toda a história da dramaturgia se ergue sobre este sólido pilar construído às margens do Mar Egeu. Por que nós, aventureiros na escrita do drama, haveríamos de começar por outro lugar?

 

No panteão da Grécia, a Tragédia desponta como a forma última; aquela dotada da força do mito; a obra-prima legada por este povo à história da humanidade. Os textos de Ésquilo, Sófocles e Eurípides são a chave para entender tudo que se fez e se faz em termos de teatro ou de audiovisual.

 

Estudá-los, nos permite acessar  a raiz do nosso trabalho, enquanto roteiristas, dramaturgos e contadores de história, mas ainda mais profundamente a essência do que significa existir enquanto ser humano.

 

OBJETIVOS

A presente oficina se propõe a ser uma incursão no gênero dramático, articulando uma carga teórica sobre Tragédia com exercícios práticos para enfrentar a folha em branco.

Através da leitura e discussão das obras que caracterizaram o trágico como forma – caminhando de Sófocles a Brecht – o intuito é traçar marcos dentro dos quais seja possível delimitar o escopo do que se chama Tragédia e utilizar esse conhecimento para conceber obras originais.

Professores

Ementa

MÉTODO

De caráter teórico-prático, o curso propõe uma trajetória que parte da imagem mítica e do teatro como rito para a estrutura aristotélica e seu progressivo desmonte, proporcionando um panorama rico em recursos dramatúrgicos e mostrando sua aplicabilidade no campo do roteiro audiovisual.

 

Com tal intuito, também, serão realizados exercícios de escrita onde o objetivo é fornecer mecanismo de experimentação e ativação criativa em intersecção com os temas estudados – uma metodologia consagrada pelo pedagogo argentino Maurício Kartun na Escuela Metropolitana de Arte Dramático, em Buenos Aires.

 

CONTEÚDO  

Aula 1 – MITO E RITO

Teórico

Partido dos preceitos estabelecidos por Mircea Eliade, Joseph Campbell e Jean-Pierre Vernant, entender como o mito e sua concretização através do rito fornecem os alicerces para pensar as primeiras manifestações do drama.

 

Prático

Exercícios de Bissociação Kartuniana para construção de imagens polissêmicas e instigantes.

 

Aula 2 – A TRAGÉDIA CLÁSSICA

Téorico

Entender as origens da dramaturgia na Grécia antiga e situar o problema do trágico, bem como as características específicas que nos permitem circunscrever uma obra dramática como Tragédia segundo Aristóteles.

 

Prático

Estruturação de um evento comum para carregá-lo no sentido trágico de George Steiner.

 

Aula 3 – A TRAGÉDIA NA CONTEMPORANEIDADE

Teórico

Seguindo a lógica materialista de Peter Szondi, pensar as mudanças operadas dentro do escopo das Tragédias, passando por Shakespeare, Racine, Goethe e Brecht. Discutir como o cinema se apropria dos recursos das inovações deixadas por cada um dos autores.

 

Prático

Repensar um argumento audiovisual de forma a colocá-lo dentro de algum dos modelos de Tragédia.

 

FILMOGRAFIA SUGERIDA

Medea

Lars Von Trier, 1988

 

Magnólia

Paul Thomas Anderson, 1999

 

Dançando no Escuro

Lars von Trier, 2000

 

Amores Brutos

Alejandro G. Iñárritu, 2000

 

21 Gramas

Alejandro G. Iñárritu, 2003

 

Babel

Alejandro G. Iñárritu, 2006

 

A Culpa

Gustav Möller, 2018

 

Romeu e Julieta

Simon Godwin, 2021

 

A Tragédia de Macbeth

Joel Coen, 2021

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Poética

Aristóteles

 

Édipo Rei

Sófocles

 

Medeia

Eurípides

 

Otelo

William Shakespeare

 

Romeu e Julieta

William Shakespeare

 

Hamlet

William Shakespeare

 

Os Fuzis da Senhora Carrar

Bertolt Brecht

 

A Tragédia Grega

Albin Lesky

 

Ensaio Sobre o Trágico

Peter Szondi

 

O Nascimento da Tragédia

Friedrich Nietzsche

 

A Morte da Tragédia

George Steiner

*A realização do curso está sujeita a quórum.

Registro de usuário

Redefinir senha