Dramaturgia: da Imagem à Estrutura
À vista: R$315,00
Descrição
“É muito bem ordenada a tragédia. Tudo é seguro e tranquilizador. No drama, como todos esses traidores, esses malvados fanáticos, essa inocência perseguida, esse fulgor de esperança, torna-se horrível morrer, como um acidente… Na tragédia pode-se ficar tranquilo… No fundo são todos finalmente inocentes. Não porque um mata e outro é morto, é apenas uma questão de distribuição de papéis. Além disso, a tragédia é especialmente tranquilizadora, porque desde o começo já se sabe que não há esperança, essa esperança suja… No drama se luta, porque de alguma forma ainda a gente espera salvar-se. Isso é repugnante. Isso tem um sentido. Mas aqui tudo é absurdo. Tudo é vão. Ao fim, não há mais nada a tentar.”
– Jean Anouilh, ANTÍGONA
APRESENTAÇÃO
O gênero dramático é grego. A primeira poética, também. Toda a história da dramaturgia se ergue sobre este sólido pilar construído às margens do Mar Egeu. Por que nós, aventureiros na escrita do drama, haveríamos de começar por outro lugar?
No panteão da Grécia, a Tragédia desponta como a forma última; aquela dotada da força do mito; a obra-prima legada por este povo à história da humanidade. Os textos de Ésquilo, Sófocles e Eurípides são a chave para entender tudo que se fez e se faz em termos de teatro ou de audiovisual.
Estudá-los, nos permite acessar a raiz do nosso trabalho, enquanto roteiristas, dramaturgos e contadores de história, mas ainda mais profundamente a essência do que significa existir enquanto ser humano.
OBJETIVOS
A presente oficina se propõe a ser uma incursão no gênero dramático, articulando uma carga teórica sobre Tragédia com exercícios práticos para enfrentar a folha em branco.
Através da leitura e discussão das obras que caracterizaram o trágico como forma – caminhando de Sófocles a Brecht – o intuito é traçar marcos dentro dos quais seja possível delimitar o escopo do que se chama Tragédia e utilizar esse conhecimento para conceber obras originais.
Ementa
De caráter teórico-prático, o curso propõe uma trajetória que parte da imagem mítica e do teatro como rito para a estrutura aristotélica e seu progressivo desmonte, proporcionando um panorama rico em recursos dramatúrgicos e mostrando sua aplicabilidade no campo do roteiro audiovisual.
Com tal intuito, também, serão realizados exercícios de escrita onde o objetivo é fornecer mecanismo de experimentação e ativação criativa em intersecção com os temas estudados – uma metodologia consagrada pelo pedagogo argentino Maurício Kartun na Escuela Metropolitana de Arte Dramático, em Buenos Aires.
CONTEÚDO
Aula 1 – MITO E RITO
Teórico
Partido dos preceitos estabelecidos por Mircea Eliade, Joseph Campbell e Jean-Pierre Vernant, entender como o mito e sua concretização através do rito fornecem os alicerces para pensar as primeiras manifestações do drama.
Prático
Exercícios de Bissociação Kartuniana para construção de imagens polissêmicas e instigantes.
Aula 2 – A TRAGÉDIA CLÁSSICA
Téorico
Entender as origens da dramaturgia na Grécia antiga e situar o problema do trágico, bem como as características específicas que nos permitem circunscrever uma obra dramática como Tragédia segundo Aristóteles.
Prático
Estruturação de um evento comum para carregá-lo no sentido trágico de George Steiner.
Aula 3 – A TRAGÉDIA NA CONTEMPORANEIDADE
Teórico
Seguindo a lógica materialista de Peter Szondi, pensar as mudanças operadas dentro do escopo das Tragédias, passando por Shakespeare, Racine, Goethe e Brecht. Discutir como o cinema se apropria dos recursos das inovações deixadas por cada um dos autores.
Prático
Repensar um argumento audiovisual de forma a colocá-lo dentro de algum dos modelos de Tragédia.
FILMOGRAFIA SUGERIDA
Medea
Lars Von Trier, 1988
Magnólia
Paul Thomas Anderson, 1999
Dançando no Escuro
Lars von Trier, 2000
Amores Brutos
Alejandro G. Iñárritu, 2000
21 Gramas
Alejandro G. Iñárritu, 2003
Babel
Alejandro G. Iñárritu, 2006
A Culpa
Gustav Möller, 2018
Romeu e Julieta
Simon Godwin, 2021
A Tragédia de Macbeth
Joel Coen, 2021
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Poética
Aristóteles
Édipo Rei
Sófocles
Medeia
Eurípides
Otelo
William Shakespeare
Romeu e Julieta
William Shakespeare
Hamlet
William Shakespeare
Os Fuzis da Senhora Carrar
Bertolt Brecht
A Tragédia Grega
Albin Lesky
Ensaio Sobre o Trágico
Peter Szondi
O Nascimento da Tragédia
Friedrich Nietzsche
A Morte da Tragédia
George Steiner
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.