Escrita Criativa para Roteiristas
À vista: R$585,00
Descrição
O curso é para quem quer destravar seus processos de escrita, descobrir novos caminhos na sua dramaturgia e polir suas cenas, encontrando com mais facilidade o tom exato, a movimentação precisa e, sobretudo, a palavra certa, capaz de traduzir em imagens as intenções do autor. Essa é uma oficina cheia de exercícios práticos e desafiantes, que ajudam a lembrar que escrever deve ser uma aventura deliciosa. Assim, trabalhamos pautados em técnicas que visam ampliar a fluência e a assertividade dos nossos textos, brincando sempre com a linguagem e visando a construção de histórias únicas.
A partir de um programa progressivo de atividades, que visa desenvolver competências e habilidades indispensáveis à condução de uma boa história, o curso propõe encontros que servem de ambiente seguro à experimentação e ao fomento de narrativas originais e assertivas.
A ideia é exercitar uma escrita consciente e efetiva, com foco na sensibilização, fluência discursiva e no pensar criativo dentro da narrativa dramática.
OBJETIVOS
Nosso foco é desenvolver a flexibilidade narrativa dos participantes, a partir de uma série de exercícios de escrita criativa escolhidos especificamente para impulsionar nossas habilidades pessoais. Assim, iremos resgatar o prazer e a habilidade de escrever, treinando a mão e o olhar na construção de cenas que realmente funcionem. Para isso, vamos:
- Fomentar a prática de uma escrita mais assertiva e original, com base em técnicas e ferramentas que valorizam e acentuam o processo criativo.
- Desenvolver a capacidade de compor e contar histórias capazes de prender efetivamente a atenção do leitor.
- Ampliar a capacidade criativa do aluno, trabalhando personagens únicos, em universos fáceis de ler, com tramas que geram identificação.
- Destravar a vontade e as habilidades necessárias à criação de histórias surpreendentes e inovadoras.
Ementa
MÉTODO
O curso envolve tanto aulas teóricas como práticas, partindo da técnica para os exercícios de escrita, dentro do que a tecitura dramática pede. Nesse sentido, as aulas visam ampliar a capacidade do aluno em compor e contar histórias únicas, através da aplicação de jogos narrativos que estimulam as habilidades e competências dos participantes.
CONTEÚDO
Aula 1: Fundamentos
Os fundamentos da escrita criativa e sua real importância no exercício da narrativa: o que é a escrita criativa e como ela contribui para melhorar a nossa escrita. Suas principais ferramentas e como elas facilitam na construção de textos mais assertivos. O que precisamos saber sobre estrutura que ainda não sabemos. Como os treinos de escrita, via exercícios de criatividade, ajudam a lapidar a forma e o conteúdo dos materiais que produzimos.
Aula 2: O fluxo criativo
Como trabalhar o olhar e o pensar dos participantes de modo a otimizar sua capacidade produtiva. Como aumentar o fluxo criativo e como desenvolver um novo olhar sobre nossos personagens, a fim de torná-los únicos e bem construídos.
Aula 3: A cena
Repensando a tessitura das cenas e os elementos que compõem a narrativa dramática. Entender como compor, estruturar e conduzir melhor as nossas histórias. Aprender a brincar mais com as palavras, entregando, escondendo ou adensar os traços e a aventura dos nossos personagens.
Aula 4: Repertório
Exercitar o repertório, a criatividade e o desenvolvimento de imagens que narram. Aprender a criar personagens de carne e osso, trabalhando o character em favor do plot. Saber como checar se estamos integrando bem, ou não, os personagens às cenas e as cenas às histórias.
Aula 5: Personagem
Como construir conflitos densos para os nossos personagens, visando a verticalização e a tridimensionalidade do pathos. Trabalhar a arte de narrar melhor mostrando através de imagens.
Aula 6: Prática I
Criação de cenas via exercícios de escrita guiada, desenvolvendo a capacidade de gerar imagens únicas a partir de experiências universais. Como trabalhar rubricas que entregam o tônus do produto que se quer criar.
Aula 7: Prática II
A revisitação do drama, do clássico ao pós-moderno, em busca de uma escrita mais efetiva, narrando muito com pouco, a partir da decupagem de grandes obras da dramaturgia mundial.
Aula 8: Prática III
Converter as experiências individuais em pontos de partida, treinando o uso de diferentes pontos de vista. Como ampliar a capacidade de criar diferentes vozes para diferentes personagens.
BIBLIOGRAFIA
Screenwriting is rewriting, Jack Epps Jr.
The Emotional Wound Thesaurus: A Writer’s Guide to Psychological Trauma, Becca Puglisi, Angela Ackerman
The anatomy of Story, John Truby
The 101 Habits of Highly Successful Screenwriters, Karl Iglesias
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.