Formação de Roteiristas SP (PRESENCIAL)
À vista: R$8.999,10
Descrição
AVISO: O curso Formação de Roteiristas é destinado a todos que buscam uma formação integral acerca da escrita para o audiovisual. O curso passa pelas principais questões narratológicas e aborda produtos de diferentes formatos, como curta-metragem, longa-metragem e séries. Ainda cada um dos participantes desenvolvem um projeto de um produto audiovisual.
O curso de FORMAÇÃO DE ROTEIRISTAS apresenta um itinerário formativo integral aos interessados na escrita profissional de roteiro para o audiovisual.
Ao longo dos módulos são abordados tópicos fundamentais para a formação de repertório técnico dos participantes, como ferramentas de dramaturgia, história do cinema, teoria narrativa, gêneros cinematográficos, gramática e escrita de roteiro, estratégias de desenvolvimento e comercialização de projetos para o audiovisual.
A Formação de Roteiristas concilia teoria e prática: os participantes são convidados a desenvolverem seus projetos desde o início do curso, sempre a luz das premissas teóricas apresentadas e com supervisão contínua dos professores durante o processo. Parte das aulas é dedicada ao laboratório de escrita, no qual os alunos apresentam diferentes textos de sua autoria para debate, contribuições e apontamentos para a melhorias do texto. Assim é estabelecido um espaço coletivo de escuta e troca criativa para o crescimento como autor de cada um dos participantes.
Todo o conteúdo do curso oferece uma abordagem aprofundada, atualizada e em consonância com as demandas contemporâneas do mercado audiovisual.
OBJETIVOS
O curso propõe:
- formação sólida aos interessados em atuarem como roteiristas.
- conteúdo aprofundado que permite a atualização de profissionais que já atuam no mercado.
- repertório teórico e técnico para que os participantes desenvolvam sua visão criativa, crítica e consciente sobre o seu processo de criação e escrita.
- um ambiente colaborativo e que permite a troca de experiências sobre o mercado atual.
Ementa
MÉTODO
A Roteiraria possui método pedagógico próprio para o ensino da escrita para o audiovisual. Após anos de pesquisa acadêmica e atuação no mercado, o professor José Carvalho desenvolveu a metodologia dos três campos narrativos, a partir das reflexões do teórico norte-americano David Bordwell:
- o 1º campo “representativo”: as estruturas narrativas clássicas buscam linearidade, fixidez e transparência na exposição da ação dramática.
- o 2º campo “estrutural”: os experimentos estruturais e os narrativos não-lineares oferecem processos de construção dramáticas que dialogam com a modernidade narrativa.
- o 3º campo “apresentativo”: o dinamismo e os deslizamentos propostos pela narrativa pós-moderna permitem a reconfiguração de valores e possibilidades dramáticas que vão além dos campos anteriores.
Em cada aula, a engrenagem de cada campo narrativo é discutida através com base em textos selecionados e decupagens de diferentes filmes e séries.
Os exercícios de escrita também partem das premissas teóricas apresentadas e visam a reflexão crítica e análise dos participantes acerca do desenvolvimento dos seus próprios projetos.
Ao final do curso, os participantes têm o seu projeto apreciado por uma banca qualificada e conectada com o mercado audiovisual brasileiro.
CONTEÚDO GERAL
Módulo I – O 1º campo
O campo mimético, transparente e ilusionista.
A natureza e a origem do drama. A permanência da herança grega na narrativa audiovisual. A poética e a retórica de Aristóteles. Os gêneros clássicos: drama, épico e lírico. Unidades fundamentais do drama: ação, tempo e espaço. Mimesis versus Diegese. Os seis elementos do drama. A racionalidade e a teleologia do drama. Saga arquetipal. Ritos de passagem. O monomito e o misbehavior flat. A moral. O ágon e o métron. Correção do caráter: do negativo para o positivo. Tríade de personagens (protagonista, dinâmico e antagonista). O buddy e a correção mútua. O par e o triângulo romântico. A estrutura narrativa de três atos. Os cinco movimentos na poética horaciana. O conceito e função de fábulas e syhuzets. Beats e Windows. O arquiplot e o subplot. Os sete plots básicos. A intriga de predestinação. Os gêneros cinematográficos clássicos.
Módulo II – O melodrama
O drama cantado. A tragédia decalcada. A exacerbação moral do primeiro campo. Ethos burguês e mito secular. Tipificação do bem e do mal. Do epifano para o profano. O misterium tremendus. Ênfase no pathos. A pulsão da natureza. A narrativa da physis . O cotidiano dos humildes. A força industrial do melodrama. O folhetim e o nascimento da narrativa serializada. O melodrama na consolidação do cinema clássico. Os temas centrais do melodrama. A verdade do coração. O pobre de coração nobre. O herói do rendimento. A vida privada e doméstica. O feminino no melodrama. O efeitismo na narrativo. A força da opsis. A estrutura especial do melodrama. As peripécias. O metamelodrama e as tendencias contemporâneas.
Módulo III – O 2º campo
O campo da opacidade, diegético e anti-ilusionista
Do sagrado ao secular. Do logos para a physis. A busca pela imitação da vida. As microações e a fragmentação do plot. A preponderância das syuzhets. O multi-protagonismo. O anti-herói e a curva invertida. A imoralidade do protagonista. O paradoxo. A construção do misbehavior round. Verticalização e o pathos psicológico do personagem. A unidade temática. A recepção por inferência e a recepção ativa. As estruturas no segundo campo. A narrativa parcimoniosa. O drama impuro: a fusão dos gêneros clássicos. A crise do drama: epiciziar e liricizar. A estética e a pluralização de pontos de vista. História e discurso. Marx: inversão dos valores e cosmogonia social. Poética normativa e a filosófica.
Módulo V – O 3º campo
O campo sensorial autodiegético. A unidade estética. O apagamento da mimesis. O drama não-ficcional. Mimesis versus “apresentação”. Misbehavior skid. A pulverização do plot e o rizoma narrativo. O antiplot. A amoralidade do protagonista. Pathos antipsicológico. A banalidade supera o real. A metonímia e identidades performáticas. A paralaxe. O nonsense como intriga de predestinação. Esvaziamento do kérigma.
Módulo V – Introdução à estrutura de séries de TV
Introdução ao design narrativo de séries. A profundidade dos protagonistas e suas camadas do caráter. A lógica de implicação. Formatos: antologia, procedural, serializado. O arco narrativo: episódio x temporada. Organização de tramas e as suas relações: estratégias. A construção do piloto e sua especificidade.
Módulo VI – A escrita do roteiro
Os princípios gerais da escrita do roteiro. O formato master scenes: a página do roteiro e seus elementos. Tópicos de formatação. A construção da cena e a sua estrutura dramática. Tipos de cena. As ações dramáticas e a força da rubrica. O estilo de narrar: tom, ritmo, atmosfera. A voz dos personagens e o diálogo.
Módulo VII – Desenvolvimento do projeto e mercado
Organização do processo de criação e escrita. A importância da pesquisa. A construção dos principais documentos do projeto. Da ideia aos textos: tagline, logline, storyline, perfil de personagem, beat sheet, argumento/sinopse, escaleta, roteiro. A bíblia de venda. Preparação para pitch e os caminhos do mercado.
Banca de conclusão
Após o término dos módulos, cada participante apresentará o seu projeto para uma banca compostas pelos professores e convidados.
BIBLIOGRAFIA DE BÁSICA
*outras obras podem ser indicadas ao longo do curso*
ARISTÓTELES. Poética.
AUMONT, Jacques. O cinema e a Encenação.
BOOKER, Christopher. The Seven Basic Plots.
BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film.
BORDWELL, David. The way Hollywood tells it.
BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination.
CARVALHO, Noel dos Santos (org.) Cinema negro brasileiro.
CHATMAN, Seymour. Story and Discourse.
DANCYGER, Ken et alii. Alternative Scriptwriting.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1 – A imagem-movimento.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2 – A imagem-tempo.
DESBOIS, Laurent. A odisseia do cinema brasileiro.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem.
DOUGLAS, Pamela. Writing the TV Drama Series.
EGRI, Lajos. The art of dramatic writing.
FLUDERNIK, Monika. Narratology.
GAUDREAULT, André e MARION, Philippe. O fim do cinema?
HOOKS, bell. Cinema vivido: raça, classe e sexo nas telas.
INDICK, William. Psychology for Screenwriters.
KOVÁCS, András Bálint. Screening Modernism.
LAWSON, John Howard. Theory and Technique of Playwriting and Screenwriting.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático.
MENDES, João Maria. Culturas Narrativas Dominantes: o caso do cinema.
MITTEL, Jason. The Complex Tv: the poetics of Contemporary Television Storytelling.
MURPHY, J.J. Rewriting Indie Cinema.
OROZ, Silvia. O Cinema de Lágrimas da América Latina.
RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica.
RODOWICK, D. N. The Crisis of Political Modernism.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação.
SHOHAT, Ella. e STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Burguês.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo.
VAN SIJLL, Jeniffer. Narrativa Cinematográfica.
VERNANT, Jean-Pierre e NAQUET, Pierre-Vidal. Mito e Tragédia na Grécia Antiga.
VINCENT-BUFFAULT, Anne. História das Lágrimas.
WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna.
*A realização do curso está sujeita a quórum.
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