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Grupo de Estudos: A Crise da Representação e as Novas Fronteiras para a Narrativa

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Grupo de Estudos: A Crise da Representação e as Novas Fronteiras para a Narrativa

Início:
15/05/2025
Categorias:
Valor:
Parcelado: 10x de R$576,00*10% de desconto
À vista: R$5.184,00

Descrição

A proposta do grupo de estudos é investigar a transformação do “ato de narrar”, abordando diferentes tradições, culturas e suas contribuições na concepção da narrativa e do drama. Também serão mapeados os pontos de “crise da narrativa” em diferentes momentos históricos e sociais.

Os problemas levantados pelos pensadores pós-estruturalistas acerca do conceito mimesis e sua centralidade no debate contemporâneo sobre a narrativa audiovisual em diferentes formatos serão o ponto de partida para os encontros e as discussões do grupo. Apesar do enfoque dos encontros estar voltado para as narrativas audiovisuais, a relação com outras atividades miméticas será inevitável, como literatura e teatro.

Ressalta-se que os encontros têm caráter interdisciplinar e articularão diferentes áreas do conhecimento, como filosofia, história, psicanálise, etc.

 

OBJETIVO

Investigar:

  • a transformação do conceito de narrativa ao longo da história.
  • conceito de representação em obras de artes de diferentes matizes, sobretudo, nas audiovisuais.
  • a articulação dos elementos fundamentais do drama em busca da construção de novas forma de narrativa para o audiovisual.
  • a poética e o pensamento sobre as práticas narrativas de diferentes autores contemporâneos .

Professor

Sócio-Fundador e Professor

Ementa

MÉTODO

Os encontros são on-line e ao vivo, permitindo a interação entre professor e alunos. Para melhor aproveitamento dos encontros, um repertório mínimo prévio de leituras, filmes e séries será sugerido para os participantes.

 

CONTEÚDO

AULA 1 – A substância (2024), de Coralie Fargeat

AULA 2 – Conclave (2024), de Peter Straugham

AULA 3 – A verdadeira dor (2024), de Jesse Eisenberg

AULA 4 – Sing Sing (2023), de Greg Kwedar

AULA 5 – O Brutalista (2024), de Brady Corbet

AULA 6 – A semente do fruto sagrado (2024), de Mohammad Rasoulof

AULA 7 – Anora (2024), de Sean S. Baker

AULA 8 – Ainda estou aqui (2024), Walter Salles

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AUERBACH, Erich. Mímesis

CULLER, Johnatan. Sobre a Desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição.

_____. Lógica e Sentido.

_____. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia.

_____. O anti-Édipo.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha.

FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro.

GIL, José. Caos e Ritmo.

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego.

LIMA, Luiz Costa. Mímesis e modernidade: formas das sombras.

KRISTEVA, Julia. As novas doenças da alma.

MACHADO, Roberto. Deleuze: a arte e a filosofia.

MENDES, João Maria. Por quê tantas histórias: o lugar do ficcional na aventura humana.

_______. Sentidos Figurados vol. 1 e 2.

NORRIS, Christopher. Desconstruction: theory and practice.

RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica.

REIS, José. Sobre o tempo.

SPINOZA, Baruch. Ética.

SLOTERDJIK, Peter. Crítica da Razão Cinica.

WILLIAMS, James. Pós-estruturalismo.

 

*outras obras poderão ser sugeridas ao longo dos encontros.

*A realização do curso está sujeita a quórum.

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