Grupo de Estudos: A Crise da Representação e as Novas Fronteiras para a Narrativa
À vista: R$5.184,00
Descrição
A proposta do grupo de estudos é investigar a transformação do “ato de narrar”, abordando diferentes tradições, culturas e suas contribuições na concepção da narrativa e do drama. Também serão mapeados os pontos de “crise da narrativa” em diferentes momentos históricos e sociais.
Os problemas levantados pelos pensadores pós-estruturalistas acerca do conceito mimesis e sua centralidade no debate contemporâneo sobre a narrativa audiovisual em diferentes formatos serão o ponto de partida para os encontros e as discussões do grupo. Apesar do enfoque dos encontros estar voltado para as narrativas audiovisuais, a relação com outras atividades miméticas será inevitável, como literatura e teatro.
Ressalta-se que os encontros têm caráter interdisciplinar e articularão diferentes áreas do conhecimento, como filosofia, história, psicanálise, etc.
OBJETIVO
Investigar:
- a transformação do conceito de narrativa ao longo da história.
- conceito de representação em obras de artes de diferentes matizes, sobretudo, nas audiovisuais.
- a articulação dos elementos fundamentais do drama em busca da construção de novas forma de narrativa para o audiovisual.
- a poética e o pensamento sobre as práticas narrativas de diferentes autores contemporâneos .
Ementa
MÉTODO
Os encontros são on-line e ao vivo, permitindo a interação entre professor e alunos. Para melhor aproveitamento dos encontros, um repertório mínimo prévio de leituras, filmes e séries será sugerido para os participantes.
CONTEÚDO
AULA 1 – A substância (2024), de Coralie Fargeat
AULA 2 – Conclave (2024), de Peter Straugham
AULA 3 – A verdadeira dor (2024), de Jesse Eisenberg
AULA 4 – Sing Sing (2023), de Greg Kwedar
AULA 5 – O Brutalista (2024), de Brady Corbet
AULA 6 – A semente do fruto sagrado (2024), de Mohammad Rasoulof
AULA 7 – Anora (2024), de Sean S. Baker
AULA 8 – Ainda estou aqui (2024), Walter Salles
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AUERBACH, Erich. Mímesis
CULLER, Johnatan. Sobre a Desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição.
_____. Lógica e Sentido.
_____. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia.
_____. O anti-Édipo.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha.
FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro.
GIL, José. Caos e Ritmo.
JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego.
LIMA, Luiz Costa. Mímesis e modernidade: formas das sombras.
KRISTEVA, Julia. As novas doenças da alma.
MACHADO, Roberto. Deleuze: a arte e a filosofia.
MENDES, João Maria. Por quê tantas histórias: o lugar do ficcional na aventura humana.
_______. Sentidos Figurados vol. 1 e 2.
NORRIS, Christopher. Desconstruction: theory and practice.
RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica.
REIS, José. Sobre o tempo.
SPINOZA, Baruch. Ética.
SLOTERDJIK, Peter. Crítica da Razão Cinica.
WILLIAMS, James. Pós-estruturalismo.
*outras obras poderão ser sugeridas ao longo dos encontros.
*A realização do curso está sujeita a quórum.
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