Introdução ao Roteiro de Animação
À vista: R$378,00
Descrição
“Tudo começa com uma história.” Joseph Campbell
Animação não é um gênero – é um meio incrivelmente versátil que nos permite contar qualquer tipo de história. Infantis ou adultos, engraçados e dramáticos, alguns dos maiores sucessos atuais de público do cinema e da TV são animações. As possibilidades são infinitas.
Então, que histórias podemos contar através da animação? Quais histórias funcionam melhor? Como ter uma boa ideia, e transformar essa ideia num roteiro adequado para ser usado em animação?
Esse curso responderá a essas perguntas, apresentando aos participantes uma introdução ao processo de criação de um roteiro para animação. Veremos desde como conseguir uma boa ideia, conheceremos vários tipos de estrutura narrativa, e finalmente criaremos um roteiro curto cinematográfico.
OBJETIVO
O curso tem como objetivo – através de teoria e atividades criativas práticas – destravar e estimular a criatividade, ensinar a produzir uma boa história e como transformá-la num roteiro para animação.
Ementa
MÉTODO
Mesmo passando pelo ensino de conhecimentos teóricos importantes, como as regras da estrutura narrativa clássica e as etapas da Jornada do Herói de Joseph Campbell, a grande ênfase do curso é na parte criativa do processo. Assim, durante o curso serão propostas diversas atividades “mão na massa”, que visam estimular a criatividade e inspirar a criação de novas histórias. Nesse mundo altamente tecnológico que vivemos, com inovações técnicas acontecendo o tempo todo, é vital estimular a imaginação e a criatividade humanas. É isso o que nos manterá relevantes, e que será cada vez mais necessário.
CONTEÚDO
Aula 01
O que são histórias para animação?
Nesta primeira aula começaremos pelas bases de tudo. Veremos o que é animação, e quais são os elementos que formam uma história. Veremos as definições mais comuns, e conheceremos a base da estrutura narrativa clássica de três atos. Também teremos uma primeira prática criativa para quebrar o gelo (e nos aquecermos), quando criaremos juntos uma história através de livre associação.
Aula 02
O Herói de Mil Faces e a origem das ideias
Neste encontro apresentaremos a Jornada do Herói de Joseph Campbell, e como seus estudos de mitologia comparada levaram à sua famosa teoria. Também falaremos da influência que seus estudos tiveram na criação cinematográfica de meados do século XX em diante, e como um jovem George Lucas foi inspirado por ele na concepção de sua Guerra nas Estrelas.
Nessa aula também apresentaremos algumas possíveis respostas àquela velha dúvida: onde conseguir ideias? Falaremos sobre sonhos e pesadelos, e como nossa própria vida pode ser, no final das contas, nossa maior fonte de inspiração. Por fim, teremos uma atividade criativa prática para nos estimular e gerar ideias e conceitos únicos.
Aula 03
Animação – a pipeline tradicional
Como contar uma boa história para animação? Quais são as etapas que devemos seguir para ir de uma ideia até um roteiro? Como enfrentar o terrível medo da folha em branco? Nesta aula veremos o processo de criação em si, e entenderemos alguns caminhos de desenvolvimento e pipelines para uma animação. Explicaremos o conceito da sinopse inicial, e como transformar essas poucas linhas em várias páginas. Em nossa prática criativa, os participantes escreverão seus primeiros argumentos.
Aula 04
O Roteiro para Animação
Nessa aula teremos uma introdução aos conceitos de formatação de um roteiro cinematográfico. Veremos exemplos de roteiros já existentes, e os itens essenciais para a criação de um roteiro atual. Para que servirá este roteiro? Quem o lerá? Veremos dicas de decupagem da história, e como escrever de um modo rápido e prático, visando facilitar a compreensão do texto. Teremos também duas práticas criativas: uma visando a criação de um breve roteiro, e a outra adaptando o argumento criado previamente pelos participantes.
Aula 05
Prática de escrita: criando o roteiro
A melhor forma de aprender a escrever é escrevendo. Assim, nessa última aula colocaremos à prova tudo o que vimos nas aulas anteriores, e teremos uma prática mais extensa de escrita, com cada um escrevendo – e reescrevendo – seus próprios roteiros. Também faremos leitura e análise crítica de textos selecionados dos participantes, e falaremos sobre os futuros rumos possíveis da animação. Como poderemos continuar relevantes, num mundo com ferramentas tão poderosas quanto as assim chamadas Inteligências Artificiais?
FILMOGRAFIA SUGERIDA
Animação:
Meu Vizinho Totoro – Hayao Miyazaki
A Viagem de Chihiro – Hayao Miyazaki
Princesa Mononoke – Hayao Miyazaki
Tokyo Godfathers – Satoshi Kon
Paprika – Satoshi Kon
Millenium Actress – Satoshi Kon
Akira – Katsuhiro Otomo
Father and Daughter – Michael Dudok de Wit
The Wrong Trousers – Nick Park
The Old Man and the Sea – Alexandre Petrov
Tzubra Tzuma – Flavio del Carlo
Frankenstein Punk – Cao Hamburger
Live Action:
Star Wars – George Lucas
Lawrence da Arábia – David Lean
2001, uma Odisséia no Espaço – Stanley Kubrick
Perfect Days – Win Wenders
O Mágico de Oz – Victor Leming
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Caçadores da Arca Perdida – Steven Spielberg
Central do Brasil – Walter Salles
Bacurau – Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
O Herói de Mil Faces – Joseph Campbell
O Poder do Mito – Joseph Campbell
A Jornada do Escritor: estrutura mítica para escritores – Christopher Vogler
Story – Robert McKee
Star Wars: the Magic of Myth
Manual do Roteiro – Syd Field
Os Exercícios do Roteirista – Syd Field
Como resolver problemas de roteiro – Syd Field
Myth and the Movies – Stuart Voytilla
Zen and the Art of Writing – Ray Bradbury
Animação Brasileira: 100 Filmes essenciais – Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva
Animation Now! – Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zigury e Marcos Magalhães
Animation Writing and Development – Jean Wright
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.