Oficina de Criação: Do Projeto ao Roteiro SP (PRESENCIAL)
À vista: R$4.500,00
Descrição
Escrever um roteiro de filme ou de série é uma tarefa desafiadora. Por mais motivados que comecemos o percurso, muitas vezes perdemos o fôlego lá pela página 40. Assim, mais uma história triste é contada: a história de uma história que ficou presa na imaginação e jamais chegou as páginas ou às telas.
Isso acontece porque escrever um roteiro exige um tipo especial de atitude. Uma atitude que combina o tempo certo, imersão e conhecimento. Escrever um roteiro é uma jornada extensiva e intensiva – é preciso tempo para as ideias maturarem junto com uma escrita constante e contínua.
Essa oficina de criação foi pensada para criar o ambiente favorável para que suas histórias e personagens se transformem em um roteiro potente e bem estruturado. Em 20 encontros presenciais, sua história vai passar por todas as etapas de elaboração, reflexão e criação que um roteiro audiovisual exige. A cada semana, seremos desafiados pelas entregas de material criativo, para que ele possa ser discutido em sala.
Teremos assim o ambiente e o método propícios para transformar ideias em cenas, intenção em estrutura, percepções em personagens. A oficina de roteiro combina o conhecimento que a feitura de um roteiro requer com uma atividade prática permanente, coerente e com método. A cada semana, teremos esse caráter de oficina, com um trabalho diligente e consciente, aproveitando os encontros presenciais para discutirmos ideias e caminhos para o roteiro.
É recomendável que os alunos e alunas tenham um projeto de filme ou de série, materializado em argumento, sinopse ou bíblia. Como diz o subtítulo da Oficina, vamos percorrer do projeto ao roteiro.
A nobre missão é chegarmos ao final do recurso com um roteiro que expresse a história que queremos contar em sua máxima potência. Nessa jornada imersiva e intensiva, não é só o herói do seu roteiro que se transforma. Escritores e escritoras também têm sua jornada de transformação, chegando ao fim do percurso desafiador como contadores de histórias mais plenos e conscientes.
OBJETIVO
O curso tem caráter prático e oferece um percurso de escrita para os participantes aprimorarem suas potências técnicas e criativas na escrita de seus roteiros.
Ementa
MÉTODO
Aulas presenciais semanais com apresentação e reflexão sobre o conhecimento envolvido em cada etapa do processo. Essas aulas se alternam com discussões sobre os projetos, tendo os professores como guias e simulando um ambiente de sala de roteiro.
Produção semanal dos alunos para manter o ritmo da escrita e para que as entregas possam ser discutidas em sala.
Acompanhamento próximo em cada etapa, para garantir que os roteiros sejam escritos com consciência, consistência e potência.
Atitude de oficina, com um trabalho contínuo combinando o saber específico que o roteiro exige com produção prática.
CONTEÚDO
As paradas ao longo do percurso Oficina de Criação envolvem todas as potências envolvidas na arte e na técnica de contar histórias para a tela:
Argumento ou sinopse
Qual história queremos contar? Como explorar todas as possibilidades da história? Como ir mais fundo, encontrando a verdadeira história bem abaixo da superfície? Contando minha história em uma prosa fluida e envolvendo, como fazem os melhores contadores de histórias.
Personagem
A força humana poderosa em qualquer história. Personagem flat ou round? Jornada de transformação ou jornada de revelação. Conhecendo intimamente meu protagonista e os personagens secundários. A constelação de personagens. O problema existencial da personagem.
Estrutura
As diversas maneiras de articular história e personagens. Trama, tramoia, enredo, enredar. A trama como um tecido complexo. Estrutura plot-driven e estrutura character-driven. Curva da história e curva da personagem. Curva de episódio e curva da temporada. Antecipações e foreshadowings.
Tom
O contrato ficcional. Gênero e tom. Drama, tragédia, comédia, melodrama e farsa. Tom dominante e misturas tonais. Variações de tom. A relação afetiva e emocional com o espectador. Possibilidades múltiplas de contar a mesma história e personagem.
Tema
Do que trata a história? A relação entre tema, plot e premissa. Ideia governante, centro, metáfora. O tema e o subtexto. Moral da história e debate moral. Doxa e paradoxo.
A cena
A construção orquestrada da cena. O material expressivo da cena: mise en scène, gestos e movimentos, espaço e objetos, diálogos. Texto, contexto, subtexto. Como escrever diálogos. A força dos diálogos. Os atravessamentos da cena: personagens, plot, tom, tema e estrutura.
A escrita audiovisual
A formatação Master Scenes. Scene heading ou cabeçalho, ações ou rubricas, personagem e diálogos. Cabeçalho principal, subcabeçalhos, slug lines. Como combinar descrição com expressão. O sentimento da cena. O poder das falas.
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.