Próximos eventos

Não há eventos se aproximando neste momento.

Você pode gostar:

-->

Psicanálise: narrando sexo e gênero

Curso

  /  Curso  /  Psicanálise: narrando sexo e gênero

Psicanálise: narrando sexo e gênero

Início:
17/02/2025
Categorias:
Valor:
Parcelado: 10x de R$188,00*10% de desconto
À vista: R$1.692,00

Descrição

Para narrar a vida interna dos personagens precisamos antes entender como eles se reconhecem dentro de seu gênero e como expressam sua personalidade pela sexualidade. Vamos transitar pela psicanálise através das mentes de Freud, Klein, Lacan e Bion entendendo o processo de sexuação e identificação de gênero, para compreender a construção da personalidade. Da origem dos laços amorosos aos ataques de cólera, a sexualidade guarda o sentido do drama interno, e da construção e destruição dos vínculos. A partir daí vamos rever a formação da sexualidade em cada um dos gêneros, para compreender como se formam as complexas expressões sexuais e transferências na vida adulta, que culminam nos conflitos internos que procuramos representar nas nossas narrativas.

 

OBJETIVOS

Para criar profundidade nos roteiros buscamos respostas nas origens e conflitos dos personagens. Esse curso busca investigar porque as relações pessoais são fonte de tantos conflitos sobre o desejo sexual e o gênero, como que o amor e o sexo se enlaçam com a raiva e a inveja. Pelas lentes da psicanálise, com leituras de Freud, Klein e Bion para ilustrar a dor do desejo no corpo e na tela.

Professor

Ementa

MÉTODO

Através da leitura de textos de psicanalistas, acompanhados de um filme ou série ilustrativo sobre o tema a cada aula, discutimos como essas noções mundanas sobre a sexualidade são tratadas dentro da teoria psicanalítica. Para ilustrar o desenvolvimento e ensinar como a sexualidade se forma de dentro para fora através da construção do eu e das relações com os outros. Além dos textos e materiais visuais, os exercícios frequentes são desenhados para praticar e fixar o que foi exposto. Ao final temos um trabalho em grupo e a devolutiva na última aula.

 

CONTEÚDO

Aula 1_Introdução à análise psicanalítica do sujeito e do filme

O pensamento de Freud na leitura dos protagonistas revela mais do que o seu inconsciente, mas uma referência as próprias questões discutidas pelo roteirista na obra. Uma introdução ao pensamento psicanalítico para a busca das questões das narrativas que esclarecem e podem dar sustentação à uma obra.

 

Aula 2_O complexo de Édipo pelo tempo

A história do Édipo é antiga e suas leituras foram muitas. Mesmo Freud relia seu próprio conceito complexo de Édipo. Mas aprender a ler o complexo da maneira psicanalítica atual é um passo importante na trilha dos caminhos internos. Aprender como ele está presente de forma mesmo invisível à primeira vista.

 

Aula 3_A história da Castração

Mas para entender o Complexo de Édipo em seu alcance é importante esclarecer a tal da Castração. Como que a falta e o desejo estão presos numa luta, isso que ainda investigamos, foi narrado pela fantasia de Castração. A falta e seu remédio, a potência, são material constante de nossas obras, além de ser outro passo no caminho do conflito.

 

Aula 4_O Eu-arcaico

O eu adulto não é o mesmo eu da criança, que vive a experiência de outra forma. Com uma leitura kleiniana, mais uma vez construindo a narrativa do lugar em que experimentamos muito do que nos forma, mas que não temos facilidade de acessar ou compreender. Investigar o eu-arcaico que experimentou é a ponta para entender porque o eu-atual falha em responder de forma racional.

 

Aula 5_A Sexualidade do Menino

Como que a falta e a dor afetam o menino e sua sexualidade, antes mesmo dele ser homem, ainda menino. A partir dessa reconstrução também refazendo o caminho do crescimento a partir da leitura psicanalítica.

 

Aula 6_A Sexualidade da Menina

Para esclarecer e complementar a aula anterior a aula sobre o desenvolvimento da sexualidade da menina dá novas saídas para as questões do menino e abre horizontes marcados pela identidade.

 

Aula 7_Expressões de Mania

Klein nos oferece uma leitura diferente da organização interna, e a partir dos obstáculos ao desenvolvimento marca como a mania é um estado humano por mais que sintomático de uma passagem impossível. Nem só de teorias de desenvolvimento e personalidade vive a psicanálise, ela também conversa sobre os efeitos econômicos do nosso aparelho de energia.

 

Aula 8_A passagem do Luto

Para todo mundo o luto é algo específico da morte, mas para a psicanálise o luto é um conceito muito mais amplo. Como a fantasia é carregada do desejo ela corre o constante risco de ser idealizada, e a cada momento precisamos abdicar dela, deixá-la morrer. Mas deixar uma forma de satisfação, mesmo que em fantasia, morrer é difícil e essa passagem, que fazemos a cada segundo é o Luto.

 

Aula 9_A Posição Depressiva

O personagem sofre do mesmo conflito de integração, de juntar peças internas adversárias e conflitantes. Em mais um conceito de Klein, investigamos como que se dá essa integração.

 

Aula 10_A Narrativa do Casamento

Na trilha dos conflitos relacionais e de contar a narrativa do sujeito do inconsciente chegamos no casamento. Como narrativa e como aposta, como vida e como morte. Exploramos o casamento nos seus dois lados, como palco de uma narrativa e como origem de um conflito.

 

Aula 11_Nascimento do Narcisismo

Não só de casamento se nasce uma criança, mas sempre de narcisismo. Numa aula inteira ao tema que mais aflige o autor que se questiona sobre os abusos de seus personagens, a autoindulgência por orgulho próprio, por narcisismo. Como que o narcisismo está no nascimento do eu e das suas expressões conflituosas.

 

Aula 12_A Inveja dos gêneros

Na discussão sobre a falta e suas consequências a inveja precisa de um espaço próprio. Como que a experiência da inveja interfere no desenvolvimento do eu, e como ela está presente de forma deslocada na experiência com o gênero.

 

Aula 13_O Sexo Real

Como que o sexo faz parte dessa narrativa sexual sobre o conflito e das maneiras de entendê-lo. Um panorama de diversas leituras sobre o que é de fato o sexo.

 

Aula 14_O Humor no meio

Ainda na trilha dos conflitos internos, o humor não deixa de aparecer sempre. Como que o que parece risível e absurdo gosta de companhias tão turbulentas?

 

Aula 15_Amor no final

Sobre a trilha do desenvolvimento, assim como a narrativa clássica, coloca o amor no final, e aqui talvez tenhamos mais ferramentas para entender porque esse sentimento é colocado como prêmio.

 

Aula 16_Dinâmica dos Grupos

Somando as leituras distintas que o curso tenta trazer, aqui um texto de Bion faz uma listagem dos grupos e de suas atitudes a partir de sua experiência atendendo grupos. Um insight para pensar nas forças coletivas que povoam nossas narrativas.

 

Aula 17_A Jornada da Heroína

Finalmente depois de instrumentados podemos conversar sobre as várias tentativas de se narrar a jornada da heroína com a leitura analítica para auxiliar no entendimento das etapas.

 

Aula18_Final

Devolutiva dos trabalhos.

 

BIBLIOGRAFIA

Botton, A. O curso do Amor. Intrínseca. (2017)

Freud, S. ESB Obras Completas Vol XIV- Introdução ao Narcisismo. Imago. [1915](2006)

Freud, S. ESB Obras Completas Vol VIII- O chiste e sua relação com o Inconsciente. Imago. [1910](2006)

Freud, S. O Mal-Estar na Cultura. L&PM [1930](2010)

Hudson, K. A promessa da Virgem. Michael Wiese Productions (2010)

Klein, M. A Psicanálise de Crianças. [1932](1997)

Klein, M. Amor, Culpa e Reparação. Imago. [1937](1996)

Klein, M. Inveja e Gratidão. Imago. [1957](1991)

Nasio, J.D. Édipo. Zahar. (2007)

Winnicott, D. Da Pediatria à Psicanálise. Imago. (2000)

Zalcberg, M. De menina a mulher: cenas da elaboração da feminilidade no cinema e na psicanálise. Edições de Janeiro. (2019)

*A realização do curso está sujeita a quórum.

Registro de usuário

Redefinir senha