Você pode gostar:

-->

Roteiro de Humor – Formação Completa (dividida em 3 módulos)

Curso

  /  Curso  /  Roteiro de Humor – Formação Completa (dividida em 3 módulos)

Roteiro de Humor – Formação Completa (dividida em 3 módulos)

Início:
13/03/2025
Categorias:
Valor:
Parcelado: 10x de R$394,80*10% de desconto
À vista: R$3.553,20

Descrição

*** O curso é composto por 3 módulos e você pode adquiri-los separadamente: módulo 1, módulo 2 e módulo 3.

 

Há muitas oficinas isoladas e de curta duração que abordam os subgêneros e formatos do roteiro de humor, mas é raro encontrarmos um curso “completo”, com vários meses de duração, que investe numa abordagem mais ampla do campo da escrita cômica para o audiovisual. Essa é a proposta deste curso que é coordenado pelo roteirista Diego Molina e ministrado por diversos professores especializados.

Ao longo de 40 encontros, serão oferecidas aulas teóricas e práticas (online) sobre como escrever roteiros de humor para diferentes formatos audiovisuais, como séries, programas de esquetes, shows de variedades, sitcoms, longas-metragens, stand ups, talk shows e outros.

Durante cinco meses, serão trabalhados conceitos e teorias sobre dramaturgia, humor, estrutura e narrativa, além da realização de exercícios práticos, com módulos ministrados por experientes profissionais da área.

Haverá ainda encontros com a presença de roteiristas convidados para a discussão e conversa sobre mercado de trabalho e sala de roteiro.

O foco do curso é promover uma compreensão sólida do ofício do roteirista de humor, além de oferecer potentes ferramentas de trabalho para que, ao final dos módulos, o participante crie um roteiro ou uma bíblia de projeto – que será analisado e discutido pelos professores.

O curso ainda oferece a possibilidade de ser feito em 3 módulos, para aquelas pessoas que não puderem participar de todos os cinco meses de encontros. Assim, ao final do curso, os alunos receberão certificado por cada módulo que frequentaram.

 

OBJETIVOS

Fornecer conceitos e ferramentas para auxiliar o aluno na compreensão e desenvolvimento de técnicas relativas ao vasto campo do roteiro de humor, fundamentais para a criação de produtos audiovisuais (televisão, cinema e internet) do gênero.

Oferecer um amplo conhecimento sobre a escrita de roteiros – abordando desde dramaturgia básica e formatação até as especificidades dos formatos mais recorrentes do mercado.

Orientar os alunos na criação de um roteiro ou bíblia de projeto – que servirá como trabalho final para a conclusão do curso.

Ementa

MÉTODO

As aulas são on-line e ao vivo, com conteúdo expositivo e aplicação de exercícios práticos, divididos em 20 unidades e 3 módulos.

Os encontros também são gravados.

 

CONTEÚDO  

MÓDULO 1:

[14 encontros no total]

 

Unidade 1 – Teoria do humor

– Conceitos e definições de humor.

– Humor e Comédia.

– Teorias do riso.

– Os três pilares da comicidade.

– Comédia X Drama.

– A equação do humor de Steve Kaplan.

– Análise e discussão de cenas de filmes e programas.

– Apresentação de formatos.

– Exercício: como analisar uma cena de comédia.

(2 encontros)

(Professor: Diego Molina)

 

Unidade 2 – Dramaturgia básica

– Definição e discussão de conceitos básicos, como ação dramática, conflito, arco de personagem, contradição etc.

– O épico, o lírico e o dramático.

– As unidades aristotélicas.

– Leitura e análise de trechos de peças teatrais.

– Exercício: criação de conflitos.

(2 encontros)

(Professor: Diego Molina)

 

Unidade 3 – Esquete

– O que é um esquete?

– A estrutura do esquete e seus formatos.

– Escrevendo uma cena curta: por onde começar?

– Chaves e mecanismos de humor úteis na criação de cenas.

– Exercício: como “vender” uma ideia de esquete.

(3 encontros)

(Professores: Celso Taddei, Gabriela Amaral e Letícia Bulhões Padilha)

 

Unidade 4 – Roteiro básico e Formatação

– Da ideia ao roteiro: o que é preciso para transformar uma história em um roteiro audiovisual.

– Abordagem e discussão de conceitos como: escaleta, beat sheet, rubrica, diálogo etc.

Softwares de escrita de roteiro.

– O formato Master Scenes.

– Linguagem literária X Linguagem de roteiro.

– Exercício: transformando uma música em cena.

(2 encontros)

(Professor: Chico Vereza)

 

Unidade 5 – Encontros de humor – Parte 1

– Bate-papo com experientes roteiristas e profissionais da área de humor e audiovisual sobre Sala de roteiro e Mercado de trabalho.

(1 encontro)

(Professor: Letícia Bulhões Padilha)

 

Unidade 6 – Personagem

– Personagem cômico e Personagem dramático.

– O Quase-Herói ou o Não-Herói.

– Ficha de personagem.

– A contradição como catalizador para a criação de personagens.

– Tipos e arquétipos da comédia.

– Exercício: criação de personagens “que dão cena”.

(4 encontros)

(Professor: Diego Molina e Letícia Bulhões Padilha)

 

MÓDULO 2:

[14 encontros no total]

 

Unidade 7 – Sitcom

– O humor de situação.

– Formato e estrutura de sitcom.

– Análise de um episódio de “Friends”.

Sitcom americana X Sitcom nacional.

– Exercício: cenário e ação.

(2 encontros)

(Professores: Diego Molina e Letícia Bulhões Padilha)

 

Unidade 8 – Piada e Stand Up

– Fundamentos do stand up.

– Persona de comediante.

Setup e punch.

– Técnicas de piada.

– A piada que “costura para dentro”.

– “Embocadura”: a dramaturgia voltada para o intérprete.

– Exercício: concurso de piadas.

(2 encontros)

(Professor: Bruna Campello e Letícia Bulhões Padilha)

 

Unidade 9 – Encontros de humor – Parte 2

– Bate-papo com experientes roteiristas e profissionais da área de humor e audiovisual sobre Sala de roteiro e Mercado de trabalho.

(1 encontro)

(Professor: Diego Molina)

 

Unidade 10 – Longa-metragem

– Apontamentos sobre “A jornada do herói”, de Joseph Campbell.

– Estudo sobre “A jornada do herói cômico”, de Steve Kaplan.

– O “não-herói” e suas contradições.

– Análise de filmes clássicos de comédia.

– A estrutura em atos.

– Exercício: premissa cômica.

(3 encontros)

(Professor: Diego Molina)

 

Unidade 11 – Série

– Estrutura serializada X Estrutura procedural.

– Discussão sobre conceitos como: arco, gancho, misbehavior, reiteração etc.

– Arco dramático: a lenta e esperançosa evolução do protagonista cômico.

– Tramas centrais e paralelas.

– Condições de produção: quais os limites do autor.

– Fôlego para novas temporadas.

– Estudo de caso: o processo da série “Encantado’s”.

(3 encontros)

(Professores: Paulo Leierer, Renata Andrade e Thaís Pontes)

 

Unidade 12 – Dramédia

– Ironia x Melodrama: movimentações socioculturais e o equilíbrio entre o cínico e o sentimental nas dramédias.

– Euforia x Disforia e suas abordagens nos textos das sitcoms clássicas às dramédias.

– O papel central da disforia nas Dramédias.

– Desvio cômico + agonia trágica: as personagens nas dramédias.

(1 encontro)

(Professor: João Pedro Pinho)

 

Unidade 13 – Humor infantojuvenil

– As especificidades do humor para o público infantil e juvenil.

– A linguagem da Animação e seus diversos formatos.

– A simbologia dos contos de fada.

(1 encontro)

(Professora: Verônica Honorato)

 

Unidade 14 – Humor na prática

– Escrita de loglines potentes e engraçadas.

– Construção de situações cômicas.

– Delivery de piadas e punch-ups.

– Exercícios práticos de escrita e leitura em sala.

(1 encontro)

(Professora: Letícia Bulhões Padilha)

 

MÓDULO 3:

[14 encontros no total]

 

[14 encontros no total]

 

Unidade 15 – Podcast e Internet

– Podcast X Talkshow.

– Formatos de humor para internet.

– O tempo do humor nas redes.

– Humor de notícia.

– A origem do meme.

– Exercício: criação de um vídeo de 15 segundos.

(2 encontros)

(Professor: Nathalia Cruz)

 

Unidade 16 – Encontros de humor – Parte 3

– Bate-papo com experientes roteiristas e profissionais da área de humor e audiovisual sobre Sala de roteiro e Mercado de trabalho.

(1 encontro)

(Professor: Letícia Bulhões Padilha)

 

Unidade 17 – Variedades

– Como funcionam os programas de variedades.

– Humor na tevê em diferentes formatos.

Reality Shows e Programas de entrevista.

– Quadros e games.

– Exercício: crie seu próprio formato.

(3 encontros)

(Professora: Fernanda Leite)

 

Unidade 18 – Diálogo

– Técnicas para a escrita de bons diálogos.

– Diálogo contundente X Diálogo coloquial.

– Diálogos expositivos X Diálogos naturais.

– As especificidades do diálogo cômico.

– A inserção da piada no diálogo.

– Abertura de escaleta.

– Análise de cenas criadas pelos alunos.

(2 encontros)

(Professores: Diego Molina e Letícia Bulhões Padilha)

 

Unidade 19 – Formatação de projetos de humor

– Analisando o mercado.

– Embalando projetos.

– Onepage.

– Apresentação comercial.

– Pré-bíblia.

(1 encontro)

(Professor: Daniel Belmonte)

 

Unidade 20 – Trabalho final de formação

– Ao final do curso, cada aluno desenvolverá um trabalho final de formação (um roteiro curto ou um projeto de programa ou filme de comédia) para ser apresentado à turma e aos professores no último dia de encontro.

– Encontro 1: técnicas de pitching e estrutura de um projeto audiovisual.

– Encontro 2, 3 e 4: orientação individual para o desenvolvimento do trabalho final;

– Encontro 5: dia da apresentação. Todos os roteiros e projetos receberão uma avaliação dos coordenadores do curso.

(5 encontros)

(Professores: Diego Molina e Letícia Bulhões Padilha)

 

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

The Hidden Tools of Comedy. KAPLAN, Steve;

The Comic Hero´s Journey. KAPLAN, Steve;

O Herói de Mil Faces. CAMPBELL, Joseph;

A Jornada do Escritor. VOGLER, Christopher;

Save the Cat!: The Last Book on Screenwriting You’ll Ever Need. SNYDER, Blake;

Story. MCKEE, Robert;

Manual do Roteiro. FIELD, Syd;

A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar. ARAÚJO PEREIRA, Ricardo;

O Riso. BERGSON, Henri;

Só as partes engraçadas. SCOVELL, Nell;

– Iniciação à Comédia. ARÊAS, Vilma;

Criatividade S.A. CATMULL, Ed;

Como Escrever Humor. HELITZER, Mel; SHATZ, Mark;

Um militante e um humorista entram num bar – as voltas políticas que o humor politicamente incorreto dá. BOUCINHAS, André. In: Revista Piauí nº 160, janeiro 2020;

Sobre a Escrita. KING, Stephen;

Introdução à Dramaturgia. PALLOTTINI, Renata;

Para Ler Como Um Escritor. PROSE, Francine;

Cena Impressa – Volume 1. MOLINA, Diego (organização)

The Comedy Bible: O Guia Definitivo para Escrever e Fazer Stand-up. CARTER, Judy;

The Eight Characters of Comedy: A Guide to Sitcom Acting & Writing. – SEDITA, Scott.

 

SOBRE OS COORDENADORES:

Diego Molina é roteirista com 15 anos de experiência no mercado audiovisual. Recentemente, foi roteirista-chefe da sitcom “Dra. Darci” (4a e 5a temporadas), produzida pela Formata, e do programa “Vem Que Tem”, especial de humor/variedades da Globo.

Atualmente, integra a equipe de roteiristas de uma série de melodrama para o streaming e tem um longa-metragem em produção, o “Chá Revelação”, pela Rubi Filmes.

Alguns dos seus trabalhos como roteirista são: “No Corre” (Humor, Multishow – 2a temporada); “Lady Night” (Humor, Globo/Multishow); “Canastra suja” (Série policial inédita, Globo Play); “Zorra” (Humor, Globo – indicado ao Emmy Internacional); “A gente riu assim” (Humor, Globo); “Domingão do Faustão” (Variedades, Globo); “Comédia MTV” (Humor, MTV); “Sem análise” (Humor, Multishow); “Dependentes” (Série dramática, Canal Futura); e “Noite de arrepiar” (Especial, Record).

Tem ainda um mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO, alguns livros publicados, peças teatrais encendas e foi convidado para dar palestras e oficinas em festivais como Frapa, Lanani e Serie_Lab.

 

Letícia Bulhões Padilha é roteirista, trabalha na indústria audiovisual desde 2011 e tem a trajetória voltada para comédia. É bacharel em Sociologia e Política pela FESPSP (2010), formada em “Writing for Late Night Comedy” pelo TFT – Professional Programs da UCLA (2021) e pós-graduada em “Roteiro para Cinema e TV” pela FAAP (2015). É bolsista da NYU Tisch School of Arts no curso “TV Industry Essentials”, com previsão de término em 2024, além de ser aluna do curso “Comedy Pilot Program” da The Second City Training Center para desenvolvimento de projetos originais.

Ao longo da carreira fez parte da sala de roteiro de projetos de ficção e não-ficção para players como: Disney, Globo, Paramount. Dentre eles destacam-se o game show “The Masked Singer Brasil”, e as séries de comédia “Auto Posto” e “A Culpa é da Carlota”. Também fez parte da sala de roteiro também das animações “Seninha na Pista Maluca”, “Clube da Anittinha” e “O Diário de Mika”, sendo este último nomeado ao Intl. Emmy Kids Awards de 2017. No cinema fez colaboração e consultoria no longa de comédia “Incompatível” (Gullane / Disney) e na internet foi pesquisadora de conteúdo no canal do youtuber Felipe Neto de 2016 a 2018.

Dentre os trabalhos recentes, foi parte da equipe de desenvolvimento e roteiro da série dramédia “A História Delas” para a Star+ e do sitcom “No Corre – Partiu Entrega” para Globo e Multishow.

*A realização do curso está sujeita a quórum.

Registro de usuário

Redefinir senha