Roteiro de Humor – Módulo 1 da Formação Completa
À vista: R$1.530,00
Descrição
Primeiro Módulo do Curso de Formação Completa de Roteiro de Humor.
São 14 aulas que abordam aspectos básicos para a escrita de um roteiro cômico, como Teoria do Humor, Dramaturgia Básica, Esquete, Roteiro Básico e Formatação, Encontros de Humor e Personagem.
Aulas com professores com farta experiência no mercado audiovisual. São eles: Celso Taddei, Chico Vereza, Diego Molina, Gabriela Amaral e Letícia Bulhões Padilha
OBJETIVOS
Fornecer conceitos e ferramentas para auxiliar o aluno na compreensão e desenvolvimento de técnicas relativas ao vasto campo do roteiro de humor, fundamentais para a criação de produtos audiovisuais (televisão, cinema e internet) do gênero.
Oferecer um amplo conhecimento sobre a escrita de roteiros – abordando desde dramaturgia básica e formatação até as especificidades dos formatos mais recorrentes do mercado.
Orientar os alunos na criação de um roteiro ou bíblia de projeto – que servirá como trabalho final para a conclusão do curso.
Ementa
MÉTODO
As aulas são on-line e ao vivo, com conteúdo expositivo e aplicação de exercícios práticos.
Os encontros também são gravados.
CONTEÚDO
MÓDULO 1:
Unidade 1 – Teoria do humor
– Conceitos e definições de humor.
– Humor e Comédia.
– Teorias do riso.
– Os três pilares da comicidade.
– Comédia X Drama.
– A equação do humor de Steve Kaplan.
– Análise e discussão de cenas de filmes e programas.
– Apresentação de formatos.
– Exercício: como analisar uma cena de comédia.
(2 encontros)
(Professor: Diego Molina)
Unidade 2 – Dramaturgia básica
– Definição e discussão de conceitos básicos, como ação dramática, conflito, arco de personagem, contradição etc.
– O épico, o lírico e o dramático.
– As unidades aristotélicas.
– Leitura e análise de trechos de peças teatrais.
– Exercício: criação de conflitos.
(2 encontros)
(Professor: Diego Molina)
Unidade 3 – Esquete
– O que é um esquete?
– A estrutura do esquete e seus formatos.
– Escrevendo uma cena curta: por onde começar?
– Chaves e mecanismos de humor úteis na criação de cenas.
– Exercício: como “vender” uma ideia de esquete.
(3 encontros)
(Professores: Celso Taddei, Gabriela Amaral e Letícia Bulhões Padilha)
Unidade 4 – Roteiro básico e Formatação
– Da ideia ao roteiro: o que é preciso para transformar uma história em um roteiro audiovisual.
– Abordagem e discussão de conceitos como: escaleta, beat sheet, rubrica, diálogo etc.
– Softwares de escrita de roteiro.
– O formato Master Scenes.
– Linguagem literária X Linguagem de roteiro.
– Exercício: transformando uma música em cena.
(2 encontros)
(Professor: Chico Vereza)
Unidade 5 – Encontros de humor – Parte 1
– Bate-papo com experientes roteiristas e profissionais da área de humor e audiovisual sobre Sala de roteiro e Mercado de trabalho.
(1 encontro)
(Professor: Letícia Bulhões Padilha)
Unidade 6 – Personagem
– Personagem cômico e Personagem dramático.
– O Quase-Herói ou o Não-Herói.
– Ficha de personagem.
– A contradição como catalizador para a criação de personagens.
– Tipos e arquétipos da comédia.
– Exercício: criação de personagens “que dão cena”.
(4 encontros)
(Professor: Diego Molina e Letícia Bulhões Padilha)
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
– The Hidden Tools of Comedy. KAPLAN, Steve;
– The Comic Hero´s Journey. KAPLAN, Steve;
– O Herói de Mil Faces. CAMPBELL, Joseph;
– A Jornada do Escritor. VOGLER, Christopher;
– Save the Cat!: The Last Book on Screenwriting You’ll Ever Need. SNYDER, Blake;
– Story. MCKEE, Robert;
– Manual do Roteiro. FIELD, Syd;
– A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar. ARAÚJO PEREIRA, Ricardo;
– O Riso. BERGSON, Henri;
– Só as partes engraçadas. SCOVELL, Nell;
– Iniciação à Comédia. ARÊAS, Vilma;
– Criatividade S.A. CATMULL, Ed;
– Como Escrever Humor. HELITZER, Mel; SHATZ, Mark;
– Um militante e um humorista entram num bar – as voltas políticas que o humor politicamente incorreto dá. BOUCINHAS, André. In: Revista Piauí nº 160, janeiro 2020;
– Sobre a Escrita. KING, Stephen;
– Introdução à Dramaturgia. PALLOTTINI, Renata;
– Para Ler Como Um Escritor. PROSE, Francine;
– Cena Impressa – Volume 1. MOLINA, Diego (organização)
– The Comedy Bible: O Guia Definitivo para Escrever e Fazer Stand-up. CARTER, Judy;
– The Eight Characters of Comedy: A Guide to Sitcom Acting & Writing. – SEDITA, Scott.
SOBRE OS COORDENADORES:
Diego Molina é roteirista com 15 anos de experiência no mercado audiovisual. Recentemente, foi roteirista-chefe da sitcom “Dra. Darci” (4a e 5a temporadas), produzida pela Formata, e do programa “Vem Que Tem”, especial de humor/variedades da Globo.
Atualmente, integra a equipe de roteiristas de uma série de melodrama para o streaming e tem um longa-metragem em produção, o “Chá Revelação”, pela Rubi Filmes.
Alguns dos seus trabalhos como roteirista são: “No Corre” (Humor, Multishow – 2a temporada); “Lady Night” (Humor, Globo/Multishow); “Canastra suja” (Série policial inédita, Globo Play); “Zorra” (Humor, Globo – indicado ao Emmy Internacional); “A gente riu assim” (Humor, Globo); “Domingão do Faustão” (Variedades, Globo); “Comédia MTV” (Humor, MTV); “Sem análise” (Humor, Multishow); “Dependentes” (Série dramática, Canal Futura); e “Noite de arrepiar” (Especial, Record).
Tem ainda um mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO, alguns livros publicados, peças teatrais encendas e foi convidado para dar palestras e oficinas em festivais como Frapa, Lanani e Serie_Lab.
Letícia Bulhões Padilha é roteirista, trabalha na indústria audiovisual desde 2011 e tem a trajetória voltada para comédia. É bacharel em Sociologia e Política pela FESPSP (2010), formada em “Writing for Late Night Comedy” pelo TFT – Professional Programs da UCLA (2021) e pós-graduada em “Roteiro para Cinema e TV” pela FAAP (2015). É bolsista da NYU Tisch School of Arts no curso “TV Industry Essentials”, com previsão de término em 2024, além de ser aluna do curso “Comedy Pilot Program” da The Second City Training Center para desenvolvimento de projetos originais.
Ao longo da carreira fez parte da sala de roteiro de projetos de ficção e não-ficção para players como: Disney, Globo, Paramount. Dentre eles destacam-se o game show “The Masked Singer Brasil”, e as séries de comédia “Auto Posto” e “A Culpa é da Carlota”. Também fez parte da sala de roteiro também das animações “Seninha na Pista Maluca”, “Clube da Anittinha” e “O Diário de Mika”, sendo este último nomeado ao Intl. Emmy Kids Awards de 2017. No cinema fez colaboração e consultoria no longa de comédia “Incompatível” (Gullane / Disney) e na internet foi pesquisadora de conteúdo no canal do youtuber Felipe Neto de 2016 a 2018.
Dentre os trabalhos recentes, foi parte da equipe de desenvolvimento e roteiro da série dramédia “A História Delas” para a Star+ e do sitcom “No Corre – Partiu Entrega” para Globo e Multishow.
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.