Roteiro de Humor – Módulo 2 da Formação Completa
À vista: R$1.530,00
Descrição
Segundo Módulo do Curso de Formação Completa de Roteiro de Humor.
São 14 aulas que abordam as especificidades dos formatos dos roteiros cômicos para o audiovisual, como Sitcom, Piada e Stand Up, Encontros de Humor, Longa-metragem, Série, Dramédia, Humor Infantojuvenil e Humor na Prática.
As aulas são ministradas por professores com farta experiência no mercado. São eles: Bruna Campello, Diego Molina, João Pedro Pinho, Letícia Bulhões Padilha, Renata Andrade, Thaís Pontes e Verônica Honorato.
OBJETIVOS
Fornecer conceitos e ferramentas para auxiliar o aluno na compreensão e desenvolvimento de técnicas relativas ao vasto campo do roteiro de humor, fundamentais para a criação de produtos audiovisuais (televisão, cinema e internet) do gênero.
Oferecer um amplo conhecimento sobre a escrita de roteiros – abordando desde dramaturgia básica e formatação até as especificidades dos formatos mais recorrentes do mercado.
Orientar os alunos na criação de um roteiro ou bíblia de projeto – que servirá como trabalho final para a conclusão do curso.
Ementa
MÉTODO
As aulas são on-line e ao vivo, com conteúdo expositivo e aplicação de exercícios práticos.
Os encontros também são gravados.
CONTEÚDO
MÓDULO 2:
Unidade 7 – Sitcom
– O humor de situação.
– Formato e estrutura de sitcom.
– Análise de um episódio de “Friends”.
– Sitcom americana X Sitcom nacional.
– Exercício: cenário e ação.
(2 encontros)
(Professores: Diego Molina e Letícia Bulhões Padilha)
Unidade 8 – Piada e Stand Up
– Fundamentos do stand up.
– Persona de comediante.
– Setup e punch.
– Técnicas de piada.
– A piada que “costura para dentro”.
– “Embocadura”: a dramaturgia voltada para o intérprete.
– Exercício: concurso de piadas.
(2 encontros)
(Professor: Bruna Campello e Letícia Bulhões Padilha)
Unidade 9 – Encontros de humor – Parte 2
– Bate-papo com experientes roteiristas e profissionais da área de humor e audiovisual sobre Sala de roteiro e Mercado de trabalho.
(1 encontro)
(Professor: Diego Molina)
Unidade 10 – Longa-metragem
– Apontamentos sobre “A jornada do herói”, de Joseph Campbell.
– Estudo sobre “A jornada do herói cômico”, de Steve Kaplan.
– O “não-herói” e suas contradições.
– Análise de filmes clássicos de comédia.
– A estrutura em atos.
– Exercício: premissa cômica.
(3 encontros)
(Professor: Diego Molina)
Unidade 11 – Série
– Estrutura serializada X Estrutura procedural.
– Discussão sobre conceitos como: arco, gancho, misbehavior, reiteração etc.
– Arco dramático: a lenta e esperançosa evolução do protagonista cômico.
– Tramas centrais e paralelas.
– Condições de produção: quais os limites do autor.
– Fôlego para novas temporadas.
– Estudo de caso: o processo da série “Encantado’s”.
(3 encontros)
(Professores: Paulo Leierer, Renata Andrade e Thaís Pontes)
Unidade 12 – Dramédia
– Ironia x Melodrama: movimentações socioculturais e o equilíbrio entre o cínico e o sentimental nas dramédias.
– Euforia x Disforia e suas abordagens nos textos das sitcoms clássicas às dramédias.
– O papel central da disforia nas Dramédias.
– Desvio cômico + agonia trágica: as personagens nas dramédias.
(1 encontro)
(Professor: João Pedro Pinho)
Unidade 13 – Humor infantojuvenil
– As especificidades do humor para o público infantil e juvenil.
– A linguagem da Animação e seus diversos formatos.
– A simbologia dos contos de fada.
(1 encontro)
(Professora: Verônica Honorato)
Unidade 14 – Humor na prática
– Escrita de loglines potentes e engraçadas.
– Construção de situações cômicas.
– Delivery de piadas e punch-ups.
– Exercícios práticos de escrita e leitura em sala.
(1 encontro)
(Professora: Letícia Bulhões Padilha)
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
– The Hidden Tools of Comedy. KAPLAN, Steve;
– The Comic Hero´s Journey. KAPLAN, Steve;
– O Herói de Mil Faces. CAMPBELL, Joseph;
– A Jornada do Escritor. VOGLER, Christopher;
– Save the Cat!: The Last Book on Screenwriting You’ll Ever Need. SNYDER, Blake;
– Story. MCKEE, Robert;
– Manual do Roteiro. FIELD, Syd;
– A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar. ARAÚJO PEREIRA, Ricardo;
– O Riso. BERGSON, Henri;
– Só as partes engraçadas. SCOVELL, Nell;
– Iniciação à Comédia. ARÊAS, Vilma;
– Criatividade S.A. CATMULL, Ed;
– Como Escrever Humor. HELITZER, Mel; SHATZ, Mark;
– Um militante e um humorista entram num bar – as voltas políticas que o humor politicamente incorreto dá. BOUCINHAS, André. In: Revista Piauí nº 160, janeiro 2020;
– Sobre a Escrita. KING, Stephen;
– Introdução à Dramaturgia. PALLOTTINI, Renata;
– Para Ler Como Um Escritor. PROSE, Francine;
– Cena Impressa – Volume 1. MOLINA, Diego (organização)
– The Comedy Bible: O Guia Definitivo para Escrever e Fazer Stand-up. CARTER, Judy;
– The Eight Characters of Comedy: A Guide to Sitcom Acting & Writing. – SEDITA, Scott.
SOBRE OS COORDENADORES:
Diego Molina é roteirista com 15 anos de experiência no mercado audiovisual. Recentemente, foi roteirista-chefe da sitcom “Dra. Darci” (4a e 5a temporadas), produzida pela Formata, e do programa “Vem Que Tem”, especial de humor/variedades da Globo.
Atualmente, integra a equipe de roteiristas de uma série de melodrama para o streaming e tem um longa-metragem em produção, o “Chá Revelação”, pela Rubi Filmes.
Alguns dos seus trabalhos como roteirista são: “No Corre” (Humor, Multishow – 2a temporada); “Lady Night” (Humor, Globo/Multishow); “Canastra suja” (Série policial inédita, Globo Play); “Zorra” (Humor, Globo – indicado ao Emmy Internacional); “A gente riu assim” (Humor, Globo); “Domingão do Faustão” (Variedades, Globo); “Comédia MTV” (Humor, MTV); “Sem análise” (Humor, Multishow); “Dependentes” (Série dramática, Canal Futura); e “Noite de arrepiar” (Especial, Record).
Tem ainda um mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO, alguns livros publicados, peças teatrais encendas e foi convidado para dar palestras e oficinas em festivais como Frapa, Lanani e Serie_Lab.
Letícia Bulhões Padilha é roteirista, trabalha na indústria audiovisual desde 2011 e tem a trajetória voltada para comédia. É bacharel em Sociologia e Política pela FESPSP (2010), formada em “Writing for Late Night Comedy” pelo TFT – Professional Programs da UCLA (2021) e pós-graduada em “Roteiro para Cinema e TV” pela FAAP (2015). É bolsista da NYU Tisch School of Arts no curso “TV Industry Essentials”, com previsão de término em 2024, além de ser aluna do curso “Comedy Pilot Program” da The Second City Training Center para desenvolvimento de projetos originais.
Ao longo da carreira fez parte da sala de roteiro de projetos de ficção e não-ficção para players como: Disney, Globo, Paramount. Dentre eles destacam-se o game show “The Masked Singer Brasil”, e as séries de comédia “Auto Posto” e “A Culpa é da Carlota”. Também fez parte da sala de roteiro também das animações “Seninha na Pista Maluca”, “Clube da Anittinha” e “O Diário de Mika”, sendo este último nomeado ao Intl. Emmy Kids Awards de 2017. No cinema fez colaboração e consultoria no longa de comédia “Incompatível” (Gullane / Disney) e na internet foi pesquisadora de conteúdo no canal do youtuber Felipe Neto de 2016 a 2018.
Dentre os trabalhos recentes, foi parte da equipe de desenvolvimento e roteiro da série dramédia “A História Delas” para a Star+ e do sitcom “No Corre – Partiu Entrega” para Globo e Multishow.
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.