Roteiro de Humor – Módulo 2 da Formação Completa
À vista: R$1.530,00
Descrição
Segundo Módulo do Curso de Formação Completa de Roteiro de Humor.
São 14 aulas que abordam as especificidades dos formatos dos roteiros cômicos para o audiovisual, como Sitcom, Série, Longa-metragem, Stand Up – além de mesas-redondas com profissionais renomados da TV, do Cinema e da Internet.
As aulas são ministradas por professores com farta experiência no mercado. São eles: André Boucinhas, Diego Molina, Letícia Bulhões Padrilha, Paulo Leierer, Renata Andrade e Thaís Pontes
OBJETIVOS
Fornecer conceitos e ferramentas para auxiliar o aluno na compreensão e desenvolvimento de técnicas relativas ao vasto campo do roteiro de humor, fundamentais para a criação de produtos audiovisuais (televisão, cinema e internet) do gênero.
Oferecer um amplo conhecimento sobre a escrita de roteiros – abordando desde dramaturgia básica e formatação até as especificidades dos formatos mais recorrentes do mercado.
Orientar os alunos na criação de um roteiro ou bíblia de projeto – que servirá como trabalho final para a conclusão do curso.
Ementa
MÉTODO
As aulas são on-line e ao vivo, com conteúdo expositivo e aplicação de exercícios práticos.
Os encontros também são gravados.
CONTEÚDO
MÓDULO 2:
Unidade 7 – Sitcom
– O humor de situação.
– Formato e estrutura de sitcom.
– Análise de um episódio de “Friends”.
– Sitcom americana X Sitcom nacional.
– Exercício: cenário e ação.
(2 encontros)
(Professores: Diego Molina e Letícia Bulhões Padilha)
Unidade 8 – Piada e Stand Up
– Fundamentos do stand up.
– Persona de comediante.
– Setup e punch.
– Técnicas de piada.
– A piada que “costura para dentro”.
– “Embocadura”: a dramaturgia voltada para o intérprete.
– Exercício: concurso de piadas.
(2 encontros)
(Professor: André Boucinhas e Diego Molina)
Unidade 9 – Encontros de humor – Parte 2
– Bate-papo com experientes roteiristas e profissionais da área de humor e audiovisual sobre Sala de roteiro e Mercado de trabalho.
(1 encontro)
(Professor: Letícia Bulhões Padilha)
Unidade 10 – Longa-metragem
– Apontamentos sobre “A jornada do herói”, de Joseph Campbell.
– Estudo sobre “A jornada do herói cômico”, de Steve Kaplan.
– O “não-herói” e suas contradições.
– Análise de filmes clássicos de comédia.
– A estrutura em atos.
– Exercício: premissa cômica.
(3 encontros)
(Professor: Diego Molina)
Unidade 11 – Série
– Estrutura serializada X Estrutura procedural.
– Discussão sobre conceitos como: arco, gancho, misbehavior, reiteração etc.
– Arco dramático: a lenta e esperançosa evolução do protagonista cômico.
– Tramas centrais e paralelas.
– Condições de produção: quais os limites do autor.
– Fôlego para novas temporadas.
– Estudo de caso: o processo da série “Encantado’s”.
(3 encontros)
(Professores: Paulo Leierer, Renata Andrade e Thaís Pontes)
Unidade 12 – Dramédia
– O gênero híbrido.
– As especificidades do formato.
– Histórias dramáticas + Personagens cômicos.
– Tipos de dramédia.
– O “feel-good”.
– Análise de séries e filmes.
– Exercício.
(2 encontros)
(Professora: Maíra Oliveira)
Unidade 13 – Humor infantojuvenil
– As especificidades do humor para o público infantil e juvenil.
– A linguagem da Animação e seus diversos formatos.
– A simbologia dos contos de fada.
(1 encontro)
(Professora: Veronica Honorato)
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
– The Hidden Tools of Comedy. KAPLAN, Steve;
– The Comic Hero´s Journey. KAPLAN, Steve;
– O Herói de Mil Faces. CAMPBELL, Joseph;
– A Jornada do Escritor. VOGLER, Christopher;
– Save the Cat!: The Last Book on Screenwriting You’ll Ever Need. SNYDER, Blake;
– Story. MCKEE, Robert;
– Manual do Roteiro. FIELD, Syd;
– A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar. ARAÚJO PEREIRA, Ricardo;
– O Riso. BERGSON, Henri;
– Só as partes engraçadas. SCOVELL, Nell;
– Iniciação à Comédia. ARÊAS, Vilma;
– Criatividade S.A. CATMULL, Ed;
– Como Escrever Humor. HELITZER, Mel; SHATZ, Mark;
– Um militante e um humorista entram num bar – as voltas políticas que o humor politicamente incorreto dá. BOUCINHAS, André. In: Revista Piauí nº 160, janeiro 2020;
– Sobre a Escrita. KING, Stephen;
– Introdução à Dramaturgia. PALLOTTINI, Renata;
– Para Ler Como Um Escritor. PROSE, Francine;
– Cena Impressa – Volume 1. MOLINA, Diego (organização).
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.