Roteiro de Humor – Módulo 3 da Formação Completa
À vista: R$1.530,00
Descrição
Terceiro Módulo do Curso de Formação Completa de Roteiro de Humor
São 14 aulas que abordam alguns formatos de programas de humor, trata das novas tendências do mercado e prepara o aluno para a criação de um roteiro ou projeto audiovisual com mentoria especializada.
Aulas com professores com grande experiência no mercado audiovisual. São eles: Daniel Belmonte, Diego Molina, Fernanda Leite, Letícia Bulhões Padilha e Nathalia Cruz.
OBJETIVOS
Fornecer conceitos e ferramentas para auxiliar o aluno na compreensão e desenvolvimento de técnicas relativas ao vasto campo do roteiro de humor, fundamentais para a criação de produtos audiovisuais (televisão, cinema e internet) do gênero.
Oferecer um amplo conhecimento sobre a escrita de roteiros – abordando desde dramaturgia básica e formatação até as especificidades dos formatos mais recorrentes do mercado.
Orientar os alunos na criação de um roteiro ou bíblia de projeto – que servirá como trabalho final para a conclusão do curso.
Ementa
MÉTODO
As aulas são on-line e ao vivo, com conteúdo expositivo e aplicação de exercícios práticos.
Os encontros também são gravados.
CONTEÚDO
MÓDULO 3:
Unidade 15 – Podcast e Internet
– Podcast X Talkshow.
– Formatos de humor para internet.
– O tempo do humor nas redes.
– Humor de notícia.
– A origem do meme.
– Exercício: criação de um vídeo de 15 segundos.
(2 encontros)
(Professor: Nathalia Cruz)
Unidade 16 – Encontros de humor – Parte 3
– Bate-papo com experientes roteiristas e profissionais da área de humor e audiovisual sobre Sala de roteiro e Mercado de trabalho.
(1 encontro)
(Professor: Letícia Bulhões Padilha)
Unidade 17 – Variedades
– Como funcionam os programas de variedades.
– Humor na tevê em diferentes formatos.
– Reality Shows e Programas de entrevista.
– Quadros e games.
– Exercício: crie seu próprio formato.
(3 encontros)
(Professora: Fernanda Leite)
Unidade 18 – Diálogo
– Técnicas para a escrita de bons diálogos.
– Diálogo contundente X Diálogo coloquial.
– Diálogos expositivos X Diálogos naturais.
– As especificidades do diálogo cômico.
– A inserção da piada no diálogo.
– Abertura de escaleta.
– Análise de cenas criadas pelos alunos.
(2 encontros)
(Professores: Diego Molina e Letícia Bulhões Padilha)
Unidade 19 – Formatação de projetos de humor
– Analisando o mercado.
– Embalando projetos.
– Onepage.
– Apresentação comercial.
– Pré-bíblia.
(1 encontro)
(Professor: Daniel Belmonte)
Unidade 20 – Trabalho final de formação
– Ao final do curso, cada aluno desenvolverá um trabalho final de formação (um roteiro curto ou um projeto de programa ou filme de comédia) para ser apresentado à turma e aos professores no último dia de encontro.
– Encontro 1: técnicas de pitching e estrutura de um projeto audiovisual.
– Encontro 2, 3 e 4: orientação individual para o desenvolvimento do trabalho final;
– Encontro 5: dia da apresentação. Todos os roteiros e projetos receberão uma avaliação dos coordenadores do curso.
(5 encontros)
(Professores: Diego Molina e Letícia Bulhões Padilha)
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
– The Hidden Tools of Comedy. KAPLAN, Steve;
– The Comic Hero´s Journey. KAPLAN, Steve;
– O Herói de Mil Faces. CAMPBELL, Joseph;
– A Jornada do Escritor. VOGLER, Christopher;
– Save the Cat!: The Last Book on Screenwriting You’ll Ever Need. SNYDER, Blake;
– Story. MCKEE, Robert;
– Manual do Roteiro. FIELD, Syd;
– A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar. ARAÚJO PEREIRA, Ricardo;
– O Riso. BERGSON, Henri;
– Só as partes engraçadas. SCOVELL, Nell;
– Iniciação à Comédia. ARÊAS, Vilma;
– Criatividade S.A. CATMULL, Ed;
– Como Escrever Humor. HELITZER, Mel; SHATZ, Mark;
– Um militante e um humorista entram num bar – as voltas políticas que o humor politicamente incorreto dá. BOUCINHAS, André. In: Revista Piauí nº 160, janeiro 2020;
– Sobre a Escrita. KING, Stephen;
– Introdução à Dramaturgia. PALLOTTINI, Renata;
– Para Ler Como Um Escritor. PROSE, Francine;
– Cena Impressa – Volume 1. MOLINA, Diego (organização)
– The Comedy Bible: O Guia Definitivo para Escrever e Fazer Stand-up. CARTER, Judy;
– The Eight Characters of Comedy: A Guide to Sitcom Acting & Writing. – SEDITA, Scott.
SOBRE OS COORDENADORES:
Diego Molina é roteirista com 15 anos de experiência no mercado audiovisual. Recentemente, foi roteirista-chefe da sitcom “Dra. Darci” (4a e 5a temporadas), produzida pela Formata, e do programa “Vem Que Tem”, especial de humor/variedades da Globo.
Atualmente, integra a equipe de roteiristas de uma série de melodrama para o streaming e tem um longa-metragem em produção, o “Chá Revelação”, pela Rubi Filmes.
Alguns dos seus trabalhos como roteirista são: “No Corre” (Humor, Multishow – 2a temporada); “Lady Night” (Humor, Globo/Multishow); “Canastra suja” (Série policial inédita, Globo Play); “Zorra” (Humor, Globo – indicado ao Emmy Internacional); “A gente riu assim” (Humor, Globo); “Domingão do Faustão” (Variedades, Globo); “Comédia MTV” (Humor, MTV); “Sem análise” (Humor, Multishow); “Dependentes” (Série dramática, Canal Futura); e “Noite de arrepiar” (Especial, Record).
Tem ainda um mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO, alguns livros publicados, peças teatrais encendas e foi convidado para dar palestras e oficinas em festivais como Frapa, Lanani e Serie_Lab.
Letícia Bulhões Padilha é roteirista, trabalha na indústria audiovisual desde 2011 e tem a trajetória voltada para comédia. É bacharel em Sociologia e Política pela FESPSP (2010), formada em “Writing for Late Night Comedy” pelo TFT – Professional Programs da UCLA (2021) e pós-graduada em “Roteiro para Cinema e TV” pela FAAP (2015). É bolsista da NYU Tisch School of Arts no curso “TV Industry Essentials”, com previsão de término em 2024, além de ser aluna do curso “Comedy Pilot Program” da The Second City Training Center para desenvolvimento de projetos originais.
Ao longo da carreira fez parte da sala de roteiro de projetos de ficção e não-ficção para players como: Disney, Globo, Paramount. Dentre eles destacam-se o game show “The Masked Singer Brasil”, e as séries de comédia “Auto Posto” e “A Culpa é da Carlota”. Também fez parte da sala de roteiro também das animações “Seninha na Pista Maluca”, “Clube da Anittinha” e “O Diário de Mika”, sendo este último nomeado ao Intl. Emmy Kids Awards de 2017. No cinema fez colaboração e consultoria no longa de comédia “Incompatível” (Gullane / Disney) e na internet foi pesquisadora de conteúdo no canal do youtuber Felipe Neto de 2016 a 2018.
Dentre os trabalhos recentes, foi parte da equipe de desenvolvimento e roteiro da série dramédia “A História Delas” para a Star+ e do sitcom “No Corre – Partiu Entrega” para Globo e Multishow.
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.